//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

 


Internações recorde

As infecções por covid-19 se mantêm em alta e o número de pacientes serranos internados em enfermarias e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o maior desde o início da pandemia. No sábado, 12 de junho, foram registrados mais 35 casos da doença em Serra Negra. Permaneciam internadas 22 pessoas, das quais 8 em leitos de UTI.

Consumidor prudente

O movimento de turistas e serranos nas ruas foi moderado no Dia dos Namorados e ficou bem abaixo da média de anos anteriores à pandemia. A cidade recebeu visitantes da capital e do interior do Estado, hospedados em hotéis que estão funcionando com 40% da capacidade, além de moradores serranos em busca de presentes para os namorados.

Comemorações frustradas

Boa parte dos visitantes era de casais de jovens namorados. “A cidade está cheia de casais jovens, perdidos igual baratas tontas porque não sabiam que estaria tudo fechado, dá até dó, viagem perdida”, comentou um serrano nas redes sociais.

Vendas moderadas

O comércio aproveitou o Dia dos Namorados para tentar compensar parte da queda nas vendas prevista para a próxima semana, quando o funcionamento das lojas estará restrito aos serviços essenciais, segundo o novo decreto municipal. Mas o faturamento foi também moderado, avaliam alguns lojistas, e insuficiente para cobrir as despesas do mês de junho, em especial com pagamento de salários.

Fila para o marmitex

Os turistas não tiveram dificuldades para fazer compras com o comércio aberto das 11 às 17 horas. Mas enfrentaram filas para comprar marmitex nas portas de bares e restaurantes, o que provocou algumas pequenas aglomerações.

Bom para todos

Planejar uma cidade boa para os munícipes e ao mesmo tempo atraente para os turistas é o maior desafio do Plano Diretor Municipal de Serra Negra, que está sendo elaborado pela empresa de consultoria Geo Brasilis, contratada pela administração municipal para desenvolver o projeto.

Cidade do futuro

A arquiteta Lauanna Campagnoli, da equipe técnica da Geo Brasilis, realizou reunião online com integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Serra Negra para saber qual é o modelo de cidade que o grupo idealiza para os próximos dez anos.

Olhar para o turista

Empresários do setor de turismo iniciaram há cerca de dois anos e meio um trabalho de prospecção de mercado com o objetivo de atrair turistas com maior poder aquisitivo e interessados em permanecer maior tempo na cidade. A expectativa é que o Plano Diretor contemple medidas de sustentabilidade ambiental e de saneamento básico para atender as demandas voltadas para receber este público almejado.

De olho na periferia

A arquiteta também foi alertada para a necessidade de ouvir a população dos bairros mais distantes do centro da cidade para saber quais são suas demandas. O diagnóstico realizado pela Geo Brasilis aponta que há carência de serviços e comércios em algumas áreas da cidade, entre as quais o loteamento Nova Serra Negra, cujos moradores também têm dificuldade de mobilidade. Apenas uma rua leva até o loteamento.

Preservação ambiental

Entre as propostas apresentadas, a preservação ambiental é prioridade. Desafogar o centro urbano, investir em áreas com potencial de desenvolvimento do município, como as rotas rurais, sem interferir no meio ambiente, além do uso da legislação para preservar os mananciais também foram ideias sugeridas para o projeto de Plano Diretor.

Loteamentos

A engenheira civil Amanda Noeli Nogueira Mitestainer, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Serra Negra (AEASN), manifestou preocupação com a lei de parcelamento do solo urbano, que dispõe sobre a criação e autorização de loteamentos. A permissão de construção de loteamentos com seis metros de frente, ela alerta, dificulta os projetos arquitetônicos.

Da água para o vinho

A engenheira avalia que lotes menores diversificam as classes sociais nos bairros. “Fica uma classe social muito mesclada”, afirmou. Ela citou o loteamento Colinas de Serra Negra. “Tem casas 'da água para o vinho'. Tem casas bonitas e tem praticamente uns barraquinhos que a pessoa só fez provisório para sair do aluguel”, afirmou.

Atrapalhando a paisagem

A presidente da AEASN também considera que alguns comércios instalados em áreas turísticas prejudicam os negócios. “Nos caminhos de rotas turísticas, o foco de Serra Negra, está ficando mesclado. Tem oficina e outros tipos de comércios junto com as rotas. Isso vai prejudicar, no nosso ponto de vista”, avaliou.

Turista perde a vista

Para a engenheira, a presença desses estabelecimentos comerciais está fora do contexto turístico. Ela cita a oficina mecânica no Bairro da Serra, próxima ao Café do Pouso, frequentado por turistas. “Esse tipo de comércio prejudica para o motorista que vem para Serra Negra e que para no meio da paisagem para curtir a vista maravilhosa”, afirmou.

Agradando a todos

O presidente da Associação Comércio Forte, Rafael Accorsi, disse que é possível conciliar interesses de munícipes e de turistas. “A gente precisa parar de ter essa visão de dois campos, do turista e da população local. É impossível desvincular uma coisa da outra. Só vai haver bem-estar para as pessoas se houver bem-estar econômico”, afirmou.

Divisão atrapalha

Accorsi avalia que a busca de oportunidades para a cidade se complica devido à visão de dois lados entre a população da cidade e o empreendedor. "Mas a gente está buscando equilíbrio entre as ações para gerar melhor qualidade de vida para o serrano, não importa a classe social.”

Serra Negra na Roda

O tema desta semana é Orgulho LGBTQIA+, comemorado mundialmente no mês de junho. O assunto será debatido por representantes da comunidade LGBTQIA+ de Serra Negra e região. O programa, excepcionalmente gravado, será transmitido na quarta-feira, 16 de junho, às 20 horas, pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.
   
Cartório virtual

O cartório eleitoral de Serra Negra está lembrando que o atendimento ao público permanece na modalidade virtual, via WhatsApp ou e-mail. Os números para envio de mensagens são (19) 3842-3005 e 3892-4964 e o e-mail é ze134@tre-sp.jus.br. O cidadão pode enviar suas dúvidas e solicitar informações. Os serviços eleitorais como emissão do primeiro título, transferência de município e regularização ou revisão (alteração de nome ou mudança de local de votação) devem ser feitos pelo site https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento. Um protocolo será gerado e deve ser guardado pelo eleitor, que pode acompanhar todo o processo. Demais serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo podem ser acessados no link https://linktr.ee/trespjus.

Creche nas Três Barras

O representante do Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do Estado de São Paulo, engenheiro Lauro Mitsuo Suzuki, vistoriou uma área no Bairro das Três Barras no qual a Prefeitura de Serra Negra construir uma unidade do Programa Creche Escola. O projeto está parado desde 2014. A atual administração administração busca reativá-lo.

Parceiro do Viva!

O portal informativo de Serra Negra, criado há dois anos, está lançando uma campanha de assinaturas solidárias, com várias recompensas para quem se tornar seu parceiro. Os interessados em ajudar a cidade a manter uma imprensa séria, profissional e socialmente responsável, devem acessar o endereço www.catarse.me/parceirodoviva.

Quase invisível

Muita gente estranhou o fato de o prefeito Elmir Chedid não ter feito uma de suas tradicionais "lives" para divulgar o decreto que institui um meio lockdown na cidade a partir de segunda-feira, 14 de junho, e até o dia 23 de junho. A medida mais importante adotada até agora pela prefeitura para combater a pandemia da covid-19 mereceu míseras cinco linhas de um comunicado no Facebook oficial do Executivo. E até este domingo, 13 de junho, nenhuma informação sobre o decreto que restringiu a atividade econômica foi fornecida pela assessoria de imprensa aos órgãos de comunicação da cidade.



Seja nosso parceiro!


Comentários