//MEIO AMBIENTE// Novo parque perto do Centro proporciona passeio por mata nativa

 

Entrada do parque é pela Rua João Paulo II, onde há um estacionamento e uma pequena praça 


Uma área verde com cerca de 50 mil metros quadrados, perto do centro da cidade, com entrada pela Rua Papa João Paulo II, pode se transformar em mais um ponto de lazer para a população. Inaugurado no fim do ano passado, o Parque Municipal Mata dos Froes ainda carece de maior infraestrutura, mas já dispõe do mínimo necessário para atrair a atenção de quem gosta de entrar em contato com a natureza.

Por enquanto, o visitante pode apenas caminhar por suas trilhas. O parque ainda não oferece outros atrativos, mas mesmo assim merece uma visita. Afinal, é raro hoje em dia se encontrar exemplos de mata nativa num local urbano. 

Para quem gosta de atentar para detalhes, há, nas trilhas, placas com os nomes de algumas árvores. São poucas, mas já ajudam o leigo a identificar espécimes da rica biodiversidade brasileira.

O local é uma Área de Proteção Ambiental. A ideia do então prefeito Sidney Ferraresso, que inaugurou o parque, era transformá-lo em uma Unidade de Conservação, com o objetivo de, como disse na ocasião de sua abertura, "proteger os ecossistemas e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais”.
 
A prefeitura tinha planos de usar o parque para promover educação ambiental, contando para isso com suas trilhas ecológicas, pesquisas científicas e a criação de banco de sementes para reprodução das espécies nativas em viveiros de mudas.

O parque nasceu depois que a prefeitura, que possuía um terreno de cerca de 20 mil metros quadrados na Mata dos Froes, passou a ter mais 27 mil metros com a permuta dessa área por um terreno de 1,3 mil metros quadrados que pertencia ao município. Uma outra área de 3,5 mil metros quadrados já havia sido cedida pelos donos à prefeitura. Assim, a cidade ficou dona de uma área de 50,7 mil metros quadrados.











Comentários