//ANÁLISE// Imprensa independente contra fake news

                                                                                                                                                                                    

                                                                                                                                                    


Fernando Pesciotta


As ações da família Bolsonaro e asseclas só reforçam a importância de órgãos independentes de informação. No que depender desse tipo de gente que acampou no Planalto, viveremos um mundo de fake news.

A Polícia Federal identificou que entre contas falsas derrubadas pelo Facebook em junho de 2020 está um perfil operado no Palácio do Planalto, a sede do governo.

Em depoimento à PF, Tércio Thomaz, assessor especial de Bolsonaro e dito como especialista em redes sociais, admitiu que dois assessores que trabalham com ele atuam na Secretaria de Comunicação do governo.

Thomaz contou que trabalha em uma sala no Palácio do Planalto, 3° andar; que compartilha a sala com os dois assessores, assumindo pela primeira vez a existência do gabinete do ódio.

Os policiais também identificaram perfil operado na casa de Bolsonaro, no milionário condomínio da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

As constatações foram incluídas em relatório das investigações do inquérito dos atos antidemocráticos, que pregavam o fechamento do STF e do Congresso e a adoção de um regime militar.

A gestão Bolsonaro utiliza recursos públicos para manter uma rede de desinformação. A começar pelo próprio Bolsonaro, que comete esse tipo de crime diariamente.

Nesta segunda-feira (7), ele disse que o Tribunal de Contas da União concluiu um relatório mostrando que o total de mortes por covid-19 está superdimensionado.

Mentiu. Ministros do TCU se disseram “indignados” com a “manipulação” de dados de Bolsonaro.

Ao contrário, o relatório do TCU sugere que as mortes por problemas respiratórios subiram no Brasil, bem como por problemas cardiovasculares para os quais a covid-19 pode ter contribuído.

Além das mortes efetivamente causadas pelo coronavírus, a doença pode ter contribuído também para óbitos por outras causas.

Para o bem da saúde física e mental dos brasileiros que não estejam acometidos pela seita bolsonarista, é fundamental contarmos com informações trazidas por uma mídia profissional e independente.

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


                                                   Clique no link:

Comentários