//PANDEMIA// Elmir confirma alta de casos de covid e ameaça punir quem descumpre protocolo

Elmir Chedid: “Se não estivermos bem em Serra Negra, não poderemos receber o turista"


 

Com quase três horas de atraso em relação ao horário anunciado, o prefeito Elmir Chedid (DEM) fez um pronunciamento ao vivo nesta sexta-feira, 28 de maio, para manifestar sua preocupação com a aceleração da contaminação pela covid-19 em Serra Negra.

O prefeito estima que a cidade esteja registrando cerca de 22 novos casos por dia, e que os óbitos correspondam a 0,2% da população, estimada em  29.452 moradores.

Os cálculos de casos diários foram feitos  pela administração municipal com base na média de 12 registros confirmados por dia e mais 10 suspeitos diariamente. “Se somarmos os confirmados com os suspeitos teremos uma média de 22 pessoas infectadas por dia”, explicou o prefeito.

O levantamento da prefeitura revela ainda que há um caso de covid-19 a cada 13 moradores. Nos cálculos da administração municipal há um óbito a cada 33 contaminados, o que dá um falecimento a cada 443 serranos. 

Chedid disse que tem seguido o Plano São Paulo de enfrentamento da pandemia e que pode fechar os estabelecimentos comerciais se necessário.

O prefeito, no entanto, não explicou qual seria a situação da pandemia no município que poderia levar ao fechamento da economia, nem citou números de contaminados diários ou de óbitos que fariam com que adotasse medidas mais restritivas. Elmir anunciou que pretende realizar testes em massa na população de Serra Negra. 

A transmissão do pronunciamento ao vivo atrasou, segundo a assessoria de imprensa, devido a problemas técnicos. Sem conseguir realizar a transmissão ao vivo, a assessoria de imprensa divulgou um vídeo gravado pelo prefeito por volta das 11h40. Quase uma hora depois, o vídeo foi retirado das redes sociais e o prefeito entrou ao vivo.

Em nenhum dos dois pronunciamentos, Elmir se referiu ao feriado de Corpus Christi, na próxima semana, que deverá elevar o fluxo de circulação de pessoas em Serra Negra, com a visita de turistas, em especial do interior de São Paulo.

O prefeito, no entanto, se referiu diversas vezes aos estabelecimentos comerciais, lojas, bares, restaurantes e hotéis, solicitando que o comércio cumpra os protocolos de segurança.

“Quero agradecer ao comércio, hotéis e escritórios, todos os que estão seguindo os protocolos, mas quem não estiver vai continuar sendo multado e, se precisar, vai ser lacrado”, afirmou. “Se não estivermos bem em Serra Negra, não poderemos receber o turista, não podemos manter a economia ativa”, disse.

O prefeito lembrou que há serranos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), entre os quais o vice-prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi, o Bimbo, de 81 anos, que permanece em uma UTI do Hospital Vera Cruz, em Campinas (SP), desde o dia 30 de abril.

Elmir lembrou que mesmo as pessoas que já foram imunizadas precisam manter as medidas de segurança, como uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos. 

Ele aproveitou o pronunciamento para reforçar a recomendação aos serranos que nos primeiros sintomas gripais procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao longo da semana, e o Hospital Santa Rosa de Lima, aos domingos, quando os postos de saúde estão fechados.

O prefeito reforçou também o pedido para que as pessoas com direito à vacinação de acordo com os planos de vacinação dos governos estadual e federal sejam imunizadas.

Aos que que já têm o direito à vacinação, mas que não pretendem ser imunizados, Chedid solicitou que compareçam às UBSs para assinar um termo de compromisso para que a prefeitura possa liberar as vacinas aos demais cidadãos serranos. 

O prefeito lembrou ainda que nem ele, nem a esposa, Deborah Chedid, nem os filhos foram vacinados e que aguardam a vez determinada pelo plano de imunização.

Elmir informou mais uma vez que pretende adquirir vacinas para a população de Serra Negra. Ressaltou, no entanto, que a compra não foi feita porque o governo federal não autorizou a aquisição de vacinas por Estados e municípios.

O prefeito, no entanto, procurou afastar as discussões políticas do enfrentamento da pandemia no município. Pediu para a população não criticar a China, responsável por enviar vacinas e em especial os insumos para a produção dos imunizantes. Disse também que as políticas de enfrentamento da prefeitura não são definidas com base em preferências políticas.

“Não tem aqui se gosta do prefeito, do governador ou do presidente”, afirmou. “Aqui, temos de pensar na saúde da população”, concluiu. 

Comentários

  1. Falou, falou e não disse absolutamente nada sobre o que o chefe de Executivo vai fazer para impedir que todas as ameaças que citou se concretizem! Estamos feitos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.