//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

 


Analfabetismo político

A discussão sobre a criação de um auxílio emergencial foi o fato que mais chamou a atenção do público na última sessão da Câmara Municipal. Mas não dá para ignorar o show de ignorância política oferecido aos munícipes na ocasião. 


Tempo quente

A temperatura começou a ficar alta na sessão quando o presidente da Câmara, César Borboni, o Ney, acusou o presidente local do partido Republicanos, Marco Bueno, de incitar a população contra o Legislativo, que rejeitou uma Moção de Apelo ao prefeito para que fosse criado o auxílio emergencial na cidade.


Barbárie x esquerda

O principal protagonista da aula de desconhecimento dos fatos mais básicos da política foi o vereador Leonel Franco Atanazio (DEM), o Leo da Ambulância, que chamou Marco Bueno de "esquerdista". O Republicanos é o mesmo partido do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, que é apoiado por Leo da Ambulância. “A gente não pode ser esquerdista nessa hora. Quanto pior, melhor... Esquerdista, pelo amor de Deus, pra trás da cruz. Aqui é Deus acima de tudo e família acima de todos”, afirmou Atanazio, se referindo a Marco Bueno.


Do mesmo lado

O lema "Deus acima de tudo", citado por Leo da Ambulância, é o mesmo que Marco Bueno exibiu em suas redes sociais quando apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República, em 2018. Atanazio e Bueno estão, portanto, no mesmo lado, politicamente.


Questão local

A briga entre Atanazio e Bueno, que apoiaram a eleição de Jair Bolsonaro, é um reflexo da dicotomia política local. Atanazio é um ferrenho defensor do grupo que vem comandando o Executivo há vários anos, e Bueno é adversário desse grupo. Será interessante ver em que lados os dois estarão na eleição presidencial do ano que vem. 


Viés religioso

Atanazio e Bueno também têm em comum a ligação com igrejas evangélicas. O partido Republicanos é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Seu presidente é o deputado federal (SP) Marcos Pereira, bispo da IURD.


Palavrão

Chamar uma pessoa de "esquerdista" no Brasil como forma de criminalizá-la soa completamente démodé, sem sentido e até ofensivo à lei. Partidos de esquerda são instituições legais no país há mais de 40 anos. A Constituição assegura o pluralismo político e a livre manifestação de pensamento. No tempo da ditadura militar, porém, chamar alguém de esquerdista trazia consequências gravíssimas ao acusado.


Escorregada

Ao acusar Marco Bueno de incitar a população contra a Câmara Municipal, o presidente do Legislativo serrano também cometeu uma gafe, ao afirmar que a incitação seria ato de improbidade administrativa, crime de corrupção, que, segundo advogados ouvidos pelo Viva! Serra Negra, não caberia nesse caso.


Estado mínimo

Incoerente também soou a outra Moção de Apelo apresentada pelo partido Republicanos ao prefeito, na qual pedia a criação de um projeto para transferir 20% dos recursos públicos, arrecadados com impostos da população, aos comerciantes locais, como forma de ajuda a eles. 


Venha a nós o vosso reino

O Republicanos é uma das legendas que abrigam políticos contrários e críticos dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, e o Fies. Essa ala política também é crítica da intervenção do Estado na economia, mas pelo jeito só é contrária quando os recursos públicos são usados em benefício dos mais pobres.


Justiça Social

Os partidos de esquerda defendem os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o auxílio emergencial, para promover a justiça social, fazer distribuição de renda e ajudar na redução das desigualdades socioeconômicas.


Vacinas

Os serranos que não conseguiram receber a segunda dose por falta de vacinas na semana passada vão poder se vacinar na segunda-feira, 17 de maio. A Secretaria  de Saúde informou que fez a retirada de mais doses no sábado, 15 de maio, e retorna as aplicações da segunda dose na segunda-feira.


Dentro do prazo 

Nenhum cidadão serrano chegou a ultrapassar o intervalo de 28 dias, prazo máximo estabelecido pelo Plano Estadual de Imunização entre a primeira e a segunda dose, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.


Calendário turístico

A comissão de marketing do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) elaborou um calendário anual de eventos para a cidade que prioriza o uso dos espaços públicos. A programação deverá começar a valer a partir do próximo ano. Este ano, a programação ainda está comprometida devido à pandemia.


De olho na juventude

O calendário deverá ampliar a programação para a juventude, com iniciativas específicas para essa faixa etária em cada um dos eventos mensais, que deverão ser definidos com a participação de representantes de movimentos culturais de jovens.


Ala jovem

O Comtur estuda a possibilidade de criação de um espaço destinado à programação jovem. Uma das ideias cogitadas é definir uma área na cidade para a realização de eventos de interesse dos jovens com segurança. Não há consenso sobre isso. Alguns conselheiros, ouvidos pelo Viva! Serra Negra, preferem a ideia de incluir os jovens nos espaços públicos já existentes na cidade.


Cinema antigo

Uma das ideias propostas pela coordenadora da comissão de obras do Comtur, Andrea Saragiotto, é utilizar alguns prédios públicos para abrigar eventos direcionados aos jovens, entre eles o antigo cinema ao lado da prefeitura, o Mercado Cultural e também o Centro de Convenções. 


Programação

O calendário sugerido pelo Comtur para o ano que vem é o seguinte:

Janeiro

Festival Verão na Serra – Música, esporte cultural voltado para as atividades esportivas, trilhas, passeios ciclísticos, campeonatos de motocross, skate, shows musicais, gastronomia e seminários esportivos Público alvo: famílias e jovens. Praça Sesquicentenário, Represa João Dib, Praça João Zelante e Alto da Serra

Fevereiro

Serra Alegria (Carnaval) – apresentações musicais, marchinhas, em locais variados, bandas itinerantes. Público alvo: turistas e munícipes. Praça João Zelante, Praça Sesquicentenário e Laudo Natel.

Março

Festival da Água de Serra Negra – tema Água é Vida – promover fórum de debate sobre a importância da preservação de nascentes e mananciais. Público alvo: famílias, jovens, estudantes, professores e profissionais da saúde. Praça João Zelante.

Festival Cultural da Cachaça – Marvada Pinga – exposição de produtos artesanais, doce, mel, cachaça, além de concurso de comida de boteco, música e dança. Público alvo: turistas e munícipes. Praça João Zelante.

Abril

Paixão de Cristo na Serra – encenação, teatro ao ar livre de cunho histórico e religioso. Público alvo: turistas e munícipes. Praça Barão do Rio Branco até a Praça João Zelante.

Festa das Nações – Sabores do Mundo – apresentações musicais, danças, barracas com comidas típicas. Público alvo: turistas e munícipes. Praça João Zelante.

Mountain Cycle – Cilindradas na Serra – encontro de motociclistas no Centro de Convenções e lançamento de motos. Público alvo: turistas e munícipes. Local: restaurantes da cidade.

Maio

Festival do Café – divulgar o café gourmet da região, promover turismo rural, o setor agronômico do café, potencializar a imagem da cidade como produtora de café de qualidade. Público alvo: casais e famílias, faixa etária de 25 a 65 anos. Praça João Zelante, Parque Ecológico João Dib e restaurantes da cidade.

Junho

Festa Junina na Serra – Banzé na Serra – 11 a 27 de junho. Comidas típicas e quadrilha. Público alvo: toda a população. Praça João Zelante.

Serra Negra in Concert – Festival de Inverno de 18 a 27 de junho a primeira fase, festival pautado na musicalidade, proposta de oferecer música de qualidade de diversos gêneros, com o objetivo de alcançar público diferenciado, casais, famílias, jovens e faixa etária de 25 a 55 anos. Praça João Zelante, Rua Sete de Setembro, Coronel Pedro Penteado, Centro de Convenções e Coreto da Praça Sesquicentenário.

Julho

Serra Negra in Concert, segunda fase, 7 de julho a 1º de agosto.

Fuscas e Amigos da Serra – encontro de Fusca e carros antigos. Recinto Casco de Ouro.

Agosto

Seresta e companhia – tema música e poesia - de 20 a 22 de agosto. Trovadores Urbanos, apresentações de grupos de regiões, orquestra de viola, contadores de história e poesia, contação de história para crianças. Público alvo: famílias, grupos de terceira idade, casais, imigrantes italianos, associações italianas, pessoas da cidade e região. Praça João Zelante, Laudo natel e Praça Sesquicentenário. Periodicidade: anual.

Setembro

Festa di Itália – Tutti buona gente – 3 a 7 de setembro – mostrar os aspectos da gastronomia e música italiana, contar histórias do imigrante italiano que veio para Serra Negra e desfile envolvendo propriedades rurais e escolas. Público: munícipes, casais e famílias. Praça João Zelante.

Aniversário e música – Festival de canção do Circuito das Águas – concurso musical, inspirado em festivais da década de 60, compositores regionais e premiação. Público alvo: turistas munícipes, casais e família. Praça João Zelante.

Outubro

Serra Negra Beer Fest – cerveja, comida e rock'n'roll – 8 a 12 de outubro – apresentação de três bandas de rock. Festival de Food Truck, corrida do chope e corrida de rua. Público alvo: turistas, munícipes, casais e famílias.

Novembro

O Acender das Luzes – Festival de Corais, de 12 a 15 de novembro – apresentações nos degraus da Praça Barão do Rio Branco e Praça João Zelante. Público alvo: turistas e munícipes – uma vez por ano.

Dezembro

Projeto Luzes da Serra – amor e emoção, de 12 de novembro a 9 de janeiro. Corais e orquestras durante os finais de semana. Ações beneficentes em projeto social para arrecadar brinquedos para crianças carentes contando com associações da cidade. Público alvo: famílias, grupos de terceira idade, turistas.


Silêncio constrangedor

A morte do professor Vladimir Kapor, ex-vereador e ex-secretário municipal em duas administrações, causou profunda comoção na sociedade serrana. Dezenas de pessoas deram condolências à sua família, em especial à sua irmã, Neusa Kapor, também conhecida professora. É de se lamentar que entre tantas mensagens nenhuma delas tenha sido do meio político. Nenhum vereador foi a público para, ao menos protocolarmente, demonstrar-se pesaroso pelo falecimento de uma figura tão conhecida e querida na cidade. 


Civilidade

Outro detalhe que chama a atenção é o fato de nem a Câmara Municipal e a prefeitura terem se manifestado, como instituições, a respeito da morte de Vladimir Kapor. Em lugares civilizados, tal prática é comum: afinal, Vladi, como era conhecido, foi vereador e secretário municipal. 


Esquerda

Uma explicação para essa, no mínimo, descortesia, talvez seja o fato de que Vladi nunca escondeu sua preferência política: era um homem de esquerda, identificado com o Partido dos Trabalhadores, admirador dos governos petistas, e integrante da Comissão Executiva do PT de Serra Negra. Seja como for, Serra Negra deve uma homenagem a Vladi pelos seus inúmeros serviços prestados à política e à educação.


Ajuda aos artistas

A Diretoria de Cultura de Serra Negra está se colocando à disposição dos agentes culturais da cidade interessados em usar recursos do Programa de Ação Cultural (ProAc), do governo do Estado de São Paulo. A edição de 2021 vai investir cerca de R$ 200 milhões para mais de 9 mil projetos de artistas, produtores culturais e prefeituras. “Todos os projetos serão selecionados por chamadas públicas e curadorias independentes”, explicou o diretor de Cultura, Danilo Mainente. “Vamos dar apoio com informações a quem se interesse em participar”, disse.


Coleta de sangue

A equipe móvel do Hemocentro da Unicamp estará em Serra Negra dia 26 de maio para coletar sangue, das 9 às 12 horas, no Serra Negra Esporte Clube, com horário agendado. Para realizar o agendamento, clique em https://bit.ly/doesangue26demaio. Ou envie mensagem pelo WhatsApp (19) 9.9239.1553. Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 69 anos, ser saudável e pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas. Jovens de 16 ou 17 anos devem comparecer com o responsável legal para autorizar formalmente a doação. Para mais informações, consultar o site do hemocentro: www.hemocentro.unicamp.br . Ou ligar para 0800-7228432. 


Música e prosa

O cantor e compositor Edvaldo Santana, um dos principais integrantes da chamada "Vanguarda Paulistana", que nos anos 80 lançou nomes como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Tetê e Alzira Spíndola, entre outros artistas que influenciaram as gerações futuras, vai participar do programa Serra Negra na Roda desta sexta-feira, 21 de maio, a partir das 20 horas. Edvaldo é louvado pela crítica pela originalidade de suas composições, que misturam ritmos brasileiros com outros de fora, como o blues americano. Também letrista inspirado, tem quase 50 anos de carreira, tendo gravado com alguns dos principais nomes da música popular brasileira. Suas composições transitam entre o urbano - ele foi criado no periférico bairro paulistano de São Miguel Paulista, filho de uma família de imigrantes nordestinos -, e o rural.

Comentários