//CULTURA// Café com arte, a receita de Isabela para seu livro

Isabela: "Observo todos os detalhes dos livros"


O ditado que diz que não se deve julgar um livro pela capa não se aplica à serrana Isabela de Mattei Lugli, recém-formada em design gráfico pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Bauru.

Nenhum detalhe da capa, contracapa, folha de guarda, abertura de capítulos e outros pormenores de um livro lhe escapa aos olhos.

A paixão pelo conteúdo das obras literárias, mas em especial pela parte gráfica dos livros, foi o que a inspirou a criar o “Au Café”, um livro de sobremesas com o café como ingrediente principal, ilustrado integralmente por ela.

Isabela apresentou o projeto literário como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em março de 2021. O término da graduação estava previsto para dezembro de 2020, mas a pandemia prorrogou o calendário universitário.

“Sempre gostei muito de livros, sou do tipo de pessoa que observa os detalhes da capa, contracapa, folha de guarda, abertura de capítulos, tudo”, afirma.

As aulas sobre editoriais de livros e revistas ministradas no terceiro ano do curso aguçaram seu interesse pelos livros e publicações. A decisão de apresentar um projeto literário como TCC foi tomada já naquela época. Só faltava o tema.

Livro não será vendido

A gastronomia já era uma vocação que corria nas veias. Isabela é filha de José Vandair Basseto Lugli, o Quinze, proprietário do Galetto & Cia, restaurante conhecido por manter em Serra Negra o mesmo cardápio com frango e polenta desde sua inauguração em 1996.

Além de servir um dos pratos prediletos dos descendentes de italianos, a cozinha do Galetto & Cia resgata o frango com polenta dos tios de Isabela - Rosa Marchi e Arthur Zuanassi - servidos nos almoços nos anos 1980, na chácara da família, localizada no morro do Hospital Santa Rosa de Lima.

“Nosso restaurante é conhecido por remeter ao sabor da infância e também da Itália”, afirma a designer. Esse gosto pela cozinha só aumentou depois que Isabela mudou-se de Serra Negra para Bauru, onde morou sozinha durante o período de faculdade e passou a cozinhar todos os dias.

Optar pelo café como ingrediente básico das receitas do livro também foi uma decisão fácil para quem nasceu e cresceu em Serra Negra. Além de localizada em uma das principais regiões produtoras do Estado de São Paulo, a cidade tem a cafeicultura como uma das principais atividades econômicas.

O livro apresenta receitas de chefs de cozinha e de blogs especializados em gastronomia. Biscoitos, bolos, brownie, pão de mel, cupcakes e o famoso tiramisu, um dos doces mais tradicionais da culinária italiana, integram o cardápio de sobremesas apresentado.

O livro não será vendido. As receitas, devidamente creditadas no pós-editorial, pertencem aos chefs de cozinha e blogs da internet. “Apesar de ter autorização para uso acadêmico por parte dos cozinheiros e chefs criadores das receitas, não tenho permissão para comercializar”, explica Isabela.

A designer planeja, no entanto, lançar uma adaptação do livro com receitas autorais. Atualmente, Isabela, além de produzir panfletos, materiais publicitários e cartões, firmou parceria com a Egrégora Criativa, produtora de audiovisual de Indaiatuba, para desenvolver um e-book de receitas para uma chef de cozinha.

Comentários