//CIDADE// Prefeitura quer melhorar atendimento a mulher vítima de violência



A Prefeitura de Serra Negra, em conjunto com a Polícia Civil, vai lançar um programa com o objetivo de prevenir e melhorar o atendimento da violência contra a mulher na cidade. O tema foi discutido numa reunião entre representantes da prefeitura e da polícia. No encontro também foram debatidas formas de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a primeira medida será instalar uma brinquedoteca na delegacia de polícia da cidade para as crianças ficarem entretidas enquanto as mães são atendidas pelos policiais.

Os participantes da reunião concordaram que além do atendimento adequado às vítimas, é  importante a orientação a eventuais infratores, num trabalho em parceria entre prefeitura e a Polícia Civil. “É um programa extenso que vamos começar a trabalhar, mas não esquecendo de tentar ajudar os agressores para mudar esse perfil”, disse o prefeito Elmir Chedid (DEM).

Em relação ao combate ao abuso de crianças e adolescentes, o objetivo da Polícia Civil é fazer um trabalho de orientação mais próximo das famílias, com palestras e outras iniciativas, em parceria com a prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal, secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, com apoio do Fundo Social de Solidariedade. 

“Desejamos que as vítimas saibam que a Polícia Civil é uma aliada e vamos lutar sempre por uma educação sexual adequada desde a infância. Queremos trabalhar com as crianças a ideia do consentimento e quais são os limites para ajudá-las a identificar e falar quando houver uma intimidade forçada”, disse a delegada Maria Helena Taranto Joia, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Departamento de Polícia Judiciária do Interior- Deinter 2, da região de Campinas.

Segundo psicólogas e assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e profissionais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, os principais sinais que crianças e adolescentes apresentam quando sofrem abusos sexuais são fugir do contato social, preferindo ficar sozinho, mudar bruscamente de comportamento, ter queda repentina do rendimento escolar, apresentar marcas pelo corpo, principalmente nas partes íntimas, e demonstrar repulsa a um membro específico da família ou pessoa do seu convívio.

Quem conhecer uma criança que esteja passando por isso ou suspeite de um caso desses, pode fazer uma denúncia pelo telefone. O canal para denúncia é o disque 100. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.

Comentários