//TURISMO// Para agentes de viagem, pandemia favorece cidades como Serra Negra

Jerusa Hara, da Abav: O ano de 2019 foi muito bom para o turismo”


Salete Silva


O setor de turismo, o mais afetado pela pandemia do covid-19, deverá iniciar recuperação econômica a partir deste ano com a adoção dos protocolos sanitários pelas companhias aéreas, hotéis e destinos turísticos e com o avanço do cronograma de vacinação da população brasileira.

A retomada dos negócios, no entanto, não será suficiente para levar o setor de volta ao nível de vendas anterior à pandemia. Essa análise sobre o setor turístico foi feita ao Viva! Serra Negra pela gerente-geral da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), Jerusa Hara.

“Não estamos falando, como é óbvio, dos níveis de venda e faturamento anteriores à pandemia, até porque vínhamos com uma movimentação bastante expressiva. O ano de 2019 foi muito bom para o turismo”, lembrou.

A gerente avalia que o atual momento da pandemia no Brasil e no mundo favorece o turismo doméstico e o regional, como o Circuito das Águas Paulista, incluindo Serra Negra. Os turistas tendem a preferir viagens mais curtas e próximas de suas localidades. Ela estima que essa tendência deve se manter até que as pessoas se sintam mais seguras.

“Será uma grande oportunidade para os municípios se fortalecerem, ancorados nas ações institucionais e promocionais das secretarias estaduais”, afirma. Jerusa lembrou que o destino doméstico também é favorecido pelo fechamento de muitas fronteiras internacionais para os brasileiros.

A gerente avalia que as feiras de negócios vão continuar sendo o melhor custo benefício para a divulgação dos destinos turísticos. A tendência, ela aponta, é que os eventos tenham formatos híbridos.

“O virtual pode ser usado para acabar com as fronteiras que de alguma forma impedem a participação de mais expositores e visitantes. Por outro lado, há uma tendência de migração para o virtual”, prevê.

A iniciativa privada e administração pública dos destinos turísticos, no entanto, segundo a gerente, adotaram políticas de contingenciamento e de contenção de despesas o que obriga todos os setores - das empresas aos destinos, feiras e mídias - a reverem valores e formatos de participação dos eventos de divulgação.

A Feira de Exposição da Abav, que será realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro, por exemplo, deverá ser um evento híbrido, o ABAV Expo & Collab.

Jerusa explica que o evento físico será um espelho do virtual e vice-versa. “Estamos tomando todos os cuidados possíveis, tendo como base protocolos nacionais e internacionais para a realizar o evento com toda a segurança sanitária que o momento exige.”

Sua expectativa é que o evento deverá ser mantido e suspenso apenas se no período de sua realização houver um novo decreto estadual que proíba sua realização. “O turismo precisa que sua maior feira volte a acontecer”, afirmou.

Com o formato híbrido o evento físico terá menor metragem. O maior estande será de 80 metros quadrados. Nos eventos anteriores à pandemia, o tamanho médio era de 200 a 300 metros quadrados. “Pensamos no ponto de vista financeiro dos expositores”, salientou.

Serra Negra deve participar este ano da Festuris, feira de negócios turísticos de Gramado, que será realizada em novembro de 2021. A comissão de marketing do Conselho Municipal de Turismo  (Comtur) de Serra Negra se reúne esta semana para avaliar a possibilidade de participação no evento.

A expectativa é participar de um maior número de feiras em 2022. Para isso, o Comtur solicitou ao Executivo que seja incluído no Orçamento municipal de 2022 o repasse de R$115 mil ao setor de turismo para a participação nesses eventos. 

A expectativa do secretário municipal de Turismo, Carlos Tavares, é que Serra Negra participe da Abav, entre outras feiras, em 2022. “Porém, vai depender do andamento da pandemia, mas precisamos nos planejar antecipadamente para participar dos eventos, caso a situação sanitária permita”, explicou.  

Comentários