//SEGURANÇA PÚBLICA/ Furtos e apreensão de drogas são principais ocorrências policiais na cidade

Marina Ricci: “A nossa polícia é eficiente, atuante e está muito bem conectada”


Pequenos furtos e em especial apreensão de drogas envolvendo jovens e menores de idade são as principais ocorrências policiais registradas em Serra Negra. A crise econômica anterior ao covid-19 e agravada por mais de um ano de pandemia contribui para elevar a criminalidade e a violência no país e no município, mas as polícias locais têm agido com eficiência.

A informação e a avaliação sobre a atuação policial no município são da advogada Marina Ricci, recém-eleita presidenta do Conselho Comunitário de Segurança de Serra Negra (Conseg), em entrevista ao programa Serra Negra na Roda, transmitido na sexta-feira, 16 de abril, pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

“Os crimes mais comuns na cidade são furto e apreensão de drogas, seja para consumo próprio ou tráfico, chamado de tráfico para pagar o vício”, afirmou a advogada. Marina explica que a quantidade de drogas apreendidas nesses casos, em geral, é um pouco maior do considerado para consumo próprio e acaba sendo tipificado como tráfico.

As pessoas presas alegam que traficam para sustentar o vício. “As apreensões não envolvem grandes quantidades, mas as pessoas acabam traficando, vão presas e processadas por tráfico”, explica Marina.

Os assaltos a uma joalheria e a uma farmácia em um único dia na semana passada, avalia a advogada, podem ser consequência da pandemia. “Essa pronta resposta da polícia é um bom sinal. Estamos no caminho certo”, avaliou.

Integrante há quatro anos do Conseg, do qual já é vice-presidente, Marina explicou que o trabalho do conselho é preventivo, para evitar a violência e promover a segurança em Serra Negra. “O conselho é um elo entre a população, as polícias e até a prefeitura”, afirmou.

A advogada avalia que a atuação das polícias nos episódios recentes foi brilhante e o sucesso da ação se deve ao trabalho integrado entre as polícias militar, civil e guarda municipal.

“A nossa polícia é eficiente, atuante e está muito bem conectada”, observou. Marina avalia que a sociedade está alerta e que o aumento da violência é uma tendência devido à crise econômica, que tem provocado o aumento do desemprego e a redução da renda da população, com o aumento do número de pessoas em situação de miséria e vulnerabilidade.

A advogada lembrou que para enfrentar o aumento do consumo de drogas e o tráfico por jovens e adolescentes, o Conseg, antes da pandemia vinha realizando um trabalho permanente de conscientização nas escolas, com palestras sobre prevenção de drogas, cidadania e meio ambiente, entre outros temas, por integrantes das polícias, Corpo de Bombeiros e Ministério Público.

Os furtos ao comércio, outro crime dos mais frequentes no município, ocorre em especial durante as altas temporadas, quando as lojas e as ruas da cidade apresentam grande fluxo de pessoas. Esses crimes em geral são cometidos por pessoas de fora da cidade. O uso de sistemas de câmeras, na opinião da advogada, é a melhor solução para enfrentar esse tipo de crime.

Marina ressaltou durante a entrevista a importância da participação da população no Conselho de Segurança, para melhorar o policiamento no município. O Conseg, segundo ela, é responsável por adoções importantes de segurança em Serra Negra, como as rondas policiais nas escolas e nas áreas rurais.

Assista a seguir à íntegra do programa:



Comentários