//PANDEMIA// Prefeito fecha Alto da Serra por tempo indeterminado

 Elmir Chedid: "Peço todos os dias para as pessoas
usarem máscaras e álcool e manterem o distanciamento"


O prefeito Elmir Chedid (DEM) anunciou na segunda-feira, 26 de abril, em transmissão em rede social, que determinou o fechamento por tempo indeterminado do Alto da Serra. No fim de semana o local, que foi reaberto no sábado, 24 de abril, recebeu um número enorme de visitantes, e a Guarda Civil Municipal teve de ser acionada para controlar o acesso. Segundo o prefeito, a promessa feita de que haveria controle do ingresso de pessoas e do uso de máscaras de proteção não foi cumprida.

O Decreto municipal 5.208, que suspende a abertura do Alto da Serra, também proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, nos dias 30 de abril, 1º, 2, 3, 7, 8 e 9 de maio, em locais públicos, abertos ou fechados.

O Clube de Voo Livre Alto da Serra, que usa o local para suas atividades, esclareceu que "cumpriu o acordado com a prefeitura restringindo o acesso ao Alto da Serra", tendo pago "com os próprios recursos um colaborador para organizar a subida dos carros". Porém, como disse em nota, "evidentemente depois de ampla divulgação da mídia local o 'caos' se instalou na base da montanha pela quantidade de munícipes tentando acessar a montanha, momento em que o apoio da Guarda Municipal foi solicitado".

Segundo o clube, "nas dependências da rampa de voo o trabalho de fiscalização do uso de máscara foi intensivo, porém, mesmo com o número reduzido de acessos, o controle do uso de máscara por todos frequentadores (muitas vezes consumindo bebidas) tornou-se inviável para que os voluntários do clube pudessem organizar". 

O diretores do clube afirmam ainda na nota que embora estejam à disposição "para colaborar com a administração no combate à covid", não dispõem de pessoal e nem de recursos "para fiscalizar sozinhos o local e para tanto contamos com a presença do poder público por meio de seus fiscais e guardas". 

Tom dramático

A fala do prefeito em sua transmissão foi em tom dramático. Ele informou que mais duas pessoas haviam morrido vítimas do covid-19 na segunda-feira em Serra Negra, elevando para 50 o número de óbitos desde o início da pandemia, e que, apesar de estar pedindo, desde que tomou posse, em janeiro, para que as pessoas usem máscaras e álcool gel e mantenham o distanciamento, há várias que ignoram o apelo.

Citou o exemplo de comerciantes que foram flagrados pela fiscalização neste fim de semana descumprindo os protocolos sanitários. "Isso é uma falta de respeito com o colega vizinho, uma falta de respeito com o cliente e com a cidade", disse Elmir.

Ele pediu ainda que os comerciantes que estão fazendo "lives" com fregueses como ferramenta de marketing, que obedeçam à legislação e as encerrem às 20 horas, além de usar máscaras nas transmissões. "Eles têm de terminar as 'lives' às 20 horas, pois depois desse horário estão infringindo a lei, e têm de usar máscaras", ressaltou.

O prefeito informou que não há vagas tanto nos leitos de UTI como de enfermaria nos hospitais da região. "Não venham me cobrar depois a falta de leito, porque eu venho pedindo todos os dias para a população obedecer os protocolos", disse.

Segundo ele, não há prazo para a pandemia acabar e só há duas maneiras de impedir que a doença fuja do controle: seguir as recomendações sanitárias do uso de máscaras e álcool gel e de manter o distanciamento, e a vacinação. "Estou tentando comprar vacinas, mas isso ainda não foi possível", afirmou.

Comentários