//PANDEMIA// Amparo anuncia "tratamento inicial" para pacientes com covid-19



A prefeitura de Amparo anunciou que os polos municipais de atendimento ao covid-19 do município vão introduzir nos tratamentos iniciais medicamentos de acordo com os sintomas dos pacientes. A notícia divulgada nas redes sociais suscitou debates e comentários entre os internautas de Amparo e de Serra Negra.

Procurada pelo Viva! Serra Negra, a assessoria de imprensa da prefeitura de Amparo informou que a partir de uma revisão do protocolo de atendimento do covid-19, foi feita uma opção pela ampliação da oferta dos medicamentos disponíveis para o tratamento da doença nas unidades de saúde da cidade, sem, no entanto, ser obrigatória a prescrição nem a utilização de qualquer medicamento.

A nota salienta, no entanto, que não se trata de tratamento precoce e que, depois da avaliação das condições clínicas dos pacientes, o médico é o único profissional capacitado para prescrever medicação após a apresentação de sintomas.

A prefeitura, no entanto, informou que não vai divulgar os nomes dos medicamentos utilizados no tratamento inicial, alegando ser essa uma questão de responsabilidade médica e de prevenção à automedicação.  

A vereadora Silvinha Forato (PT) informou ter recebido informação de fonte da prefeitura de que entre os medicamentos que deverão ser utilizados pelos médicos não estariam incluídos cloroquina e invermectina, que não têm comprovação científica para o tratamento do covid-19. 

Ela espera que a prefeitura divulgue a lista de medicamentos que deverão ser usados. Caso isso não ocorra, Silvinha afirmou que vai solicitar a informação por meio de requerimento ao Executivo.

A prefeitura está concluindo a construção de um hospital de campanha para pacientes de covid-19, ao lado do hospital Beneficência Portuguesa de Amparo. Isso porque a taxa de ocupação dos dois hospitais da cidade já ultrapassou os 100%: na Santa Casa Anna Cintra era de 100% na UTI e 220% na Enfermaria, na segunda-feira, 5 de abril; no Beneficência Portuguesa, era de 120% na UTI e Enfermaria. No total, os dois hospitais contavam com 43 pacientes de covid-19 de Amparo internados, além de outros 19 de outras cidades.

O boletim divulgado segunda-feira pela prefeitura indicava a ocorrência de 3.699 casos de covid-19 na cidade desde o início da pandemia e 114 mortes. 

Comentários