//OPINIÃO// Cadê o Censo?



Edmilson de Eirós Oliveira 


O homem sempre precisou da informação para a sua sobrevivência e evolução. Ela exerce papel fundamental para a sua segurança, bem-estar físico e mental, relacionamento social e principalmente nos processos de criação e planejamento.  

Com o advento das tecnologias, o volume de informações teve um impulso exponencial, a ponto de sermos bombardeados diariamente por várias fontes.

No tocante ao planejamento, a informação tornou-se o principal ativo das pessoas, empresas e governos. Ou seja, os resultados e o sucesso estão condicionados ao seu valor. 

Diante de todas estas afirmações, só podemos concluir que um país sem “informações atualizadas” tende ao fracasso de suas políticas econômicas e sociais por desconhecer a sua realidade.

Estamos vivendo um período atípico de pandemia e justamente neste momento de enfrentamento é que estas informações poderiam subsidiar as ações e estratégias de forma mais precisa. 

O quanto ganharíamos com isto? 

Recursos financeiros, medicamentos e vacinas sendo direcionados de forma suficiente para todos os locais. A precisão dos indicadores de acompanhamento poderia dar maior segurança nas tomadas de decisões aos gestores. Não teríamos a força da desinformação presente em nosso convívio.

Mas infelizmente estamos indo na contramão ao priorizar decretos secundários ao invés de investir na principal arma de uma nação que é o seu “conhecer”. É uma pena, pois também prejudicaremos muito as próximas gerações com esta atitude. Só nos resta seguir em frente e torcer por um final feliz.

-------------------------------

Edmilson de Eirós Oliveira é analista de suporte técnico sênior e professor de ensino superior

e-mail: prof_edmilson@hotmail.com

Comentários