//NOTAS SERRANAS// Tudo o que você precisa saber sobre a sua cidade

 

Boa notícia

Mais empresas abriram as portas do que fecharam este ano em Serra Negra, na avaliação do prefeito Elmir Chedid e do secretário municipal da Fazenda, Marcelo Estevam Albertini. A dedução foi feita com base em dados levantados pela prefeitura e apresentados pelo prefeito em uma transmissão pelo Facebook na quarta-feira, 14 de abril. Entre 1º de janeiro e 31 de março de 2021 a prefeitura registrou 87 pedidos de abertura de empresas com CNPJ, contra 24 pedidos de fechamento. O saldo seria positivo em 63 empresas. 

Não é bem assim

A abertura de empresas em Serra Negra reflete a tendência nacional, que tem mais a ver com o aumento do desemprego do que com a expectativa de retomada da economia e melhoria do cenário econômico. Cerca de 3,3 milhões de novas empresas foram abertas em 2020 no país, segundo levantamento da Serasa Experian. O crescimento de 8,7% em relação a 2019 é o maior desde 2011, início da série histórica da Serasa.

Microempresários

A pesquisa revela, no entanto, que 79% das empresas abertas, equivalentes a 2,7 milhões de firmas, são microempreendedores individuais (MEIs), opção criada para que trabalhadores informais possam trabalhar de forma legal e paguem menos impostos. A maioria deles perdeu emprego durante a crise econômica dos últimos seis anos, agravada por mais de um ano de pandemia, durante o qual quase 10 milhões de brasileiros foram demitidos.

Comida, melhor negócio

A pesquisa do Serasa revela outra tendência observada em uma rápida caminhada pelas ruas centrais de Serra Negra: o ramo da alimentação representou 9,7% das aberturas de empresas, o maior registrado pela pesquisa. Em seguida vêm o de confecções (6,2%) e o de reparos e manutenção (6,1%).

Turismo Seguro

A Secretaria Turismo de Serra Negra em parceria com a iniciativa privada vai lançar uma ampla campanha de cadastramento das empresas serranas para obter o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, criado pelo Ministério do Turismo para empresas do setor retomarem atividades seguindo protocolos de higienização em meio à pandemia de covid-19.

Cadastur

Hotéis, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, entre outras empresas do ramo de turismo devem se inscrever no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas atuantes na cadeia no setor. O cadastramento dará acesso a benefícios concedidos pelos governos federal e estadual à iniciativa privada, como linhas de crédito, treinamento e qualificação.

Preparando a Retomada

“Vamos realizar um trabalho conjunto com o comércio, hotéis e com todos do turismo para que Serra Negra seja a cidade mais segura do Estado de São Paulo”, afirmou o prefeito Elmir Chedid, que se reuniu na semana passada com representantes da iniciativa privada. O cadastro pode ser feito por meio das entidades empresariais, como Ashores e Comércio Forte, ou por meio do link do Ministério do Turismo cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar

Era uma vez...

No exato momento em que o mundo inteiro clama, implora e suplica desesperadamente por saúde, Serra Negra abandona oficialmente o slogan que a tornou conhecida nacionalmente por décadas: "Cidade da Saúde". E o troca por um que serve para qualquer localidade da região, do Estado, do país e do planeta. Pior, o slogan anódino, sem sal e sem apelo, vai virar lei, já que o prefeito enviou à Câmara Municipal projeto que o torna oficial. E, como se sabe, a maioria dos vereadores serranos é absolutamente fiel ao chefe do Executivo.


Quadradinhos de Amor

Tricoteiras e crocheteiras de Serra Negra começam a trabalhar para aquecer as crianças. O Quadradinhos de Amor vai oferecer kits com gorro e cachecol às crianças de dois a dez anos das escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa é uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

Agulhas solidárias

O grupo convida todas as crocheteiras e tricoteiras da cidade para participar, confeccionando gorros de todos os tamanhos e cachecóis com 12 centímetros de largura e no máximo 1 metro de comprimento. Quem preferir pode doar lãs. “O importante é contar com a ajuda de outras crocheteiras e tricoteiras da cidade que não fazem parte do grupo”, afirmou Mônica Lopes, uma das coordenadoras das artesãs. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp  11 99221-6280.

Segurança

A nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) deve tomar posse no próximo mês. A data ainda não foi determinada, porque o evento tem de ser presencial e depende da flexibilização do Plano São Paulo de enfrentamento da covid-19. A nova diretoria tem a seguinte composição: presidente: Marina Luz Ricci; vice-presidente: Mayara Maria Bortoletto; 1º secretário: Vera Lúcia de Salve; 2º secretário: José Carlos Batista; e diretor social e de assuntos comunitários: Valéria Buchala Olivieri. 


Corpo de bombeiros

O prefeito Elmir Chedid quer formar uma brigada de incêndio na cidade, para ajudar no trabalho dos bombeiros. Ele recebeu a notícia de que novas viaturas serão compradas pelo governo do Estado para o Corpo de Bombeiros e que elas deverão se integrar à unidade de Serra Negra ainda neste ano.


Verba para infraestrutura

A Secretaria de Desenvolvimento Regional confirmou o repasse de R$ 1,1 milhão à Prefeitura de Serra Negra. A verba será destinado à manutenção e ampliação de programas de infraestrutura urbana, principalmente na área do turismo. “Nos próximos dias apresentaremos os projetos que vão utilizar esses recursos para a retomada do turismo e para deixar nossa cidade cada vez mais bonita e florida”, disse o prefeito Elmir Chedid.


Ajuda ao hospital

O grupo de apoio ao Hospital Santa Rosa de Lima, criado pela prefeitura, já está funcionando. Ele vai ajudar a nova administração do hospital. Fazem parte dele, além do prefeito Elmir Chedid, seu chefe de Gabinete, Rodrigo Demattê Angeli, o presidente da Câmara Municipal, César Borboni, o secretário-geral da Câmara, Demétrius Ítalo Franchi, o secretário municipal de Saúde, Ricardo Minosso, o vereador Wagner da Silva Del Buono, a presidente do Lar do Velhinhos São Francisco de Assis, Pici Dallari, e o administrador de empresas Marcos Demattê Angeli. Que façam um bom trabalho, porque a cidade precisa.

Comentários