//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

 

Operação resgate

O ex-secretário de Planejamento e Gestão Estratégica de Serra Negra, José Alexandre Malagodi de Vasconcellos, é o representante da prefeitura na fiscalização dos recursos mensais repassados pela administração municipal ao Hospital Santa Rosa de Lima. Ele foi contratado pela prefeitura para realizar esse serviço.

Trabalho em equipe

Vasconcellos tem trabalhado em conjunto com o grupo de voluntários nomeado pelo prefeito Elmir Chedid (DEM) para ajudar na gestão do hospital. O grupo é integrado pelo presidente da Câmara Municipal, César Borboni, o secretário-geral da Câmara, Demétrius Ítalo Franchi, o secretário municipal de Saúde, Ricardo Minosso, o vereador Wagner da Silva Del Buono, a presidente do Lar do Velhinhos São Francisco de Assis, Pici Dallari, e o administrador de empresas Marcos Demattê Angeli.

Aporte financeiro

Vasconcellos e o grupo de voluntários finalizaram a primeira etapa do trabalho. O levantamento dos dados financeiros que revelam a dívida e o déficit mensal do Hospital Santa Rosa de Lima já está concluído. O próximo passo é solicitar à prefeitura um aporte de capital para cumprir os compromissos financeiros.

Estancar a sangria

Uma nova injeção de recursos seria necessária para colocar a situação financeira sob controle e iniciar uma gestão mais eficiente dos gastos da instituição. A liberação do aporte financeiro pelo Executivo, no entanto, só poderá ocorrer com a aprovação da Câmara Municipal.

Economia com qualidade

Um dos desafios do representante da prefeitura no hospital será reduzir as despesas mensais sem prejudicar os serviços. A meta estabelecida é acertar as finanças e garantir um padrão de qualidade no atendimento médico.

Portal da transparência

Depois de equilibrar as despesas e receitas, a etapa seguinte será aprimorar a comunicação do Hospital Santa Rosa de Lima com a prefeitura e com a população de Serra Negra. Uma das propostas em estudo é a criação de um portal da transparência para divulgar as informações. 

Nomeação à vista

Nos bastidores, o que se cogita é que, após o controle da situação financeira, Vasconcelos deverá ser nomeado administrador do Hospital Santa Rosa de Lima pelo provedor da Associação da Santa Casa de Misericórdia de Serra Negra, Renato Cazotto De Santi.  
 

Turismo Seguro

Serra Negra conta com 85 empresas registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), das quais 32 já conquistaram o Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro.


Boas práticas

As duas iniciativas são do Ministério do Turismo. O Cadastur reúne empresas que atuam no setor turístico, entre as quais agências de turismo, transportadoras, organizadoras de eventos e meios de hospedagem, entre outras. O Selo Turismo Responsável – Limpo Seguro é concedido às empresas que adotam os protocolos de segurança contra o covid-19.

A mais segura 

A Associação Comércio Forte quer ampliar rapidamente o número de empresas serranas cadastradas no Cadastur para obter o maior número possível do Selo Turismo Responsável – Limpo Seguro e colocar Serra Negra no topo do ranking dos destinos turísticos mais seguros do Estado de São Paulo.

Corrida contra o tempo

A meta é até o fim de maio ultrapassar Campinas, que conta com 157 selos, e Campos do Jordão, que possui 80 selos. São Paulo, a primeira do ranking, já tem 1.545 selos. “Se as 85 empresas serranas cadastradas conquistarem o selo, já teremos ultrapassado Campos do Jordão”, observou o presidente da Associação Comércio Forte, Rafael Accorsi.

Marketing à vista

Accorsi avalia que estar atrás apenas da capital paulista como destino turístico mais seguro do Estado de São Paulo e na liderança do ranking entre os municípios do interior paulista até o fim do mês de maio pode render a Serra Negra boa campanha de marketing e divulgação para atrair mais turistas nos meses de junho e julho, período da principal temporada do turística do município.

Força-Tarefa

Para isso, no entanto, é preciso conscientizar os empresários a se cadastrar. Rafael Accorsi conta com a ajuda dos escritórios de contabilidade, que têm as empresas turísticas da cidade como principais clientes. “Os escritórios podem orientar as empresas e fazer o cadastramento delas”, explicou. O Comércio Forte conta com o apoio da Ashores, que reúne as empresas hoteleiras, e do Conselho Municipal de Turismo de Serra Negra (Comtur).

Turismo rural

O número de propriedades rurais que oferecem turismo no município tem surpreendido os integrantes da Comissão de Turismo Rural do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O levantamento do setor deverá estar concluído em breve.  

Fora dos conformes

O problema, no entanto, é a regulamentação. Algumas propriedades rurais sequer estão cadastradas na prefeitura. Outras não detêm a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), código que identifica as atividades econômicas da empresa. 


Tecnologia 

Outro problema é a falta de acesso à tecnologia. Boa parte não utiliza as redes sociais. “Sentimos barreiras com relação à tecnologia. Estamos trabalhando para conscientizá-los da necessidade de ter pelo menos uma página no Facebook ou no Instagram”, afirmou Silvia Fontes, coordenadora da Comissão de Turismo.


Investimentos

O prefeito Elmir Chedid se reuniu virtualmente com chefias do Banco do Brasil para mostrar que Serra Negra tem interesse em obter crédito para investir em obras de infraestrutura. E que possui condições de honrar o financiamento, já que é seu rating - a avaliação de crédito - é nível A. O município vai precisar de toda a ajuda possível para superar não só a pandemia, mas o que virá depois que ela for controlada.


Conversa com a Vivo

Problema antigo na cidade, a telefonia móvel foi objeto de uma reunião do prefeito com representantes da Vivo, operadora de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e TV por assinatura. Elmir informou que a prefeitura tem recebido muitas reclamações sobre o sinal da telefonia celular e pediu melhorias no serviço, bem como mais torres para atender as rotas turísticas. Disse também que gostaria de firmar parcerias com a Vivo e pediu para a empresa patrocinar eventos culturais e turísticos em Serra Negra no pós-pandemia.



Nova rodoviária

O terminal rodoviário da cidade passou por uma sessão de embelezamento. Foi inteiramente lavado e pintado. Resta agora cuidar melhor do seu entorno, a praça de alimentação e a dos artesãos. E depois, da Praça Sesquicentenário, que está bem maltratada.


Muito prazer

Depois de visitar as instalações da Delegacia de Polícia de Serra Negra, o delegado seccional de Bragança Paulista, Luís Henrique Apocalypse Jóia, foi conhecer o prefeito Elmir Chedid, que aproveitou a ocasião para pedir a ele melhorias no atendimento à população. Além da própria cidade sede, a Seccional de Bragança Paulista responde pelas unidades da Polícia Civil de Águas de Lindoia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.


Plano diretor

Enfim, notícias sobre o novo Plano Diretor da cidade - o atual está há anos vencido. Representantes da Prefeitura de Serra Negra e da Geo Brasilis, empresa encarregada de preparar o plano, andaram pelo município, numa visita técnica, para buscar informações que auxiliem a confecção do documento. Os responsáveis pela empresa também entrevistaram vários secretários municipais em busca de mais subsídios que possam adequar o plano à realidade do município.


Cursos do Sebrae 

O posto do Sebrae na cidade, instalado na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Social, no Centro de Convenções, informa que vários cursos online e gratuitos vão começar em maio. As inscrições estão abertas e os cursos são de diferentes temas, como criação de loja virtual, beleza e estética, produção rural, alimentos e bebidas, clínicas médicas e turismo. Quem não puder ir ao posto pode obter informações e se inscrever pelo endereço  https://www.serranegra.sp.gov.br/up/anexo/161885623491.pdf .

Comentários

  1. Obter o selo de "turismo seguro" será ótimo para a cidade, se a atuação contra a Covid também não for apenas uma jogada de marketing.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.