//EDITORIAL// Dois anos de informação e debates, em busca de uma Serra Negra melhor



O Viva! Serra Negra está há exatos dois anos servindo como veículo de informação e de debates para a sociedade serrana.

Tem hoje mais de 3 mil seguidores fiéis - pouco mais de 10% da população da cidade.

Mais que leitores, eles formam uma comunidade que se preocupa com o desenvolvimento do município, que debate apaixonadamente seus problemas e aponta soluções para eles. 

Formam uma massa crítica que já influencia tomadas de decisões do Executivo e do Legislativo locais.

E foi exatamente para isso que o Viva! Serra Negra foi criado.

Seus editores são jornalistas profissionais que trabalharam em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira.

Sabem, portanto, diferenciar a notícia do boato, o fato do rumor. 

E sabem que só a informação correta é capaz de fortalecer o exercício da democracia, sistema social que vive essencialmente do livre trânsito e debate de ideias.

Nessa linha, a par da busca da informação verídica, o Viva! Serra Negra publica artigos opinativos sobre temas variados, importantes para a cidade.

Ressalte-se: todos esses artigos são assinados, para diferenciá-los da matéria jornalística.

Embora atuando dessa maneira transparente, nestes dois anos o Viva! Serra Negra tem sido vítima de incompreensões. Não raras vezes fomos xingados, difamados e ameaçados por alguns poucos intolerantes que desprezam os mais básicos conceitos civilizatórios.

A enorme crise política, econômica e sanitária que se abateu sobre o país aumentou as tensões, dividiu corações e mentes, suscitou paixões que vem se exacerbando dia a dia, radicalizando posições ideológicas.

Em meio a esse emaranhado de opiniões, os articulistas do Viva! Serra Negra procuraram ser um ponto não só de inflexão, mas de razão, tentando interpretar à luz dos fatos - e não dos boatos -, da ciência - e não da fé -, muitos aspectos da dinâmica errática que vem marcando o cotidiano brasileiro.

De certa forma, esses poucos indivíduos que nos atacaram violentamente nos mostram que trilhamos o caminho certo para alcançarmos nosso objetivo de ajudar, no que for possível, a transformar Serra Negra num local melhor para todos viverem.

Isso porque as manifestações de ódio dessas pessoas nada mais é que um sinal de que o seu pensamento reacionário, elitista e discriminatório, tão nefasto ao progresso da comunidade serrana, sofreu um abalo, não é mais o único.

Nestes dois anos de existência, o Viva! Serra Negra reafirma o seu compromisso de ser porta-voz da diversidade e da pluralidade de ideias, por meio de um jornalismo inteiramente descomprometido com grupos econômicos e políticos.

E relembra trecho do editorial que marcou o seu lançamento, pois, neste momento, soa ainda mais enfático em sua mensagem:

Nossa intenção é que o serrano se sinta à vontade para falar sobre a sua cidade, mostrar os problemas que vive cotidianamente, sugerir soluções e indicar caminhos para o seu desenvolvimento.

O Viva! Serra Negra se fará assim, como um mosaico permanentemente incompleto, que se constrói com base na figura de uma comunidade composta por seres humanos livres e em constante evolução física e espiritual.

Comentários