//ANÁLISE// Outro mundo

                                                                                                                                              


Fernando Pesciotta



Por causa de emendas para garantir a distribuição de recursos por parlamentares do Centrão, o Orçamento é considerado inexequível e ainda não foi sancionado. De uma hora para a outra, os pagamentos do governo podem parar.

O Brasil teve 7.944 mortes por covid-19 nas últimas 48 horas, e a tendência continua sendo de alta. Agora são 341.097 óbitos na pandemia.

Faltam equipamentos para garantir oxigênio nos hospitais de mais de mil cidades brasileiras.

O Instituto Butantan anuncia a suspensão do envase da CoronaVac por falta de insumos importados da China.

O Brasil conseguiu aplicar a primeira dose da vacina contra covid em apenas 10% da população. Esse lento processo de vacinação paralisa o País, entope os hospitais e impede a retomada da economia.

A Federação do Comércio de São Paulo alerta que deverá haver um número recorde de falências de empresas no Estado.

Recorde também é o número de desempregados no País. Nada menos do que 14,6% da população economicamente ativa está sem trabalho.

As indústrias multinacionais fogem do Brasil. Depois de quase 100 anos no País, a Ford foi embora, levando a produção de veículos e empregos para a Argentina.

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, revela que executivos das montadoras têm de travar uma "briga diária" para convencer as matrizes a manter investimentos no Brasil.

A LG anunciou nesta semana o fim da produção de smartphones no Brasil.

Diante da pressão inflacionária, especialmente de alimentos, a taxa básica de juros voltou a subir. O Banco Central antecipa que nova alta será anunciada no início de maio.

Nesta quarta-feira (7), grandes empresários receberam Bolsonaro para jantar, em São Paulo. Fizeram muitos elogios, clamaram por reformas e pediram acesso privado à vacina contra covid. E demonstraram grande otimismo.

Entre os presentes estavam Rubens Ometto (postos Shell), Alberto Saraiva (Habib's) e André Esteves, do BTG Pactual, que na véspera fechara um negócio da China com a Caixa (100% do governo) para assumir o controle total do Banco Pan.

Em 2020, ano que ficará marcado na história da humanidade pela pandemia do coronavírus, 20 brasileiros passaram a integrar o ranking dos maiores bilionários do planeta.

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com                                                                      

Comentários