//TURISMO// Rotas rurais se tornam prioridade para desenvolvimento da cidade



Da mesma forma que as águas minerais renderam à Serra Negra a fama de cidade da saúde, o turismo rural deverá associar a cidade à natureza, à tranquilidade e ao bem-estar.

As propriedades e os pontos turísticos rurais ganharam prioridade na estratégia de desenvolvimento do turismo da cidade.

Para intensificar as ações voltadas para esse segmento, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) criou a Comissão de Turismo Rural.

Os principais atrativos do setor são as rotas rurais que estão sendo preparadas para oferecer turismo de experiência.

Essa é a modalidade que, segundo os especialistas, tem atraído visitantes interessados em aproveitar a viagem para fazer uma imersão na história, cultura e gastronomia locais, assim como nas experiências ecológicas como passeios de balão, trilhas e bike.

“O turismo Rural é o principal atrativo turístico da cidade e vem crescendo a cada ano com as famílias em busca de lugares mais saudáveis e seguros e os jovens em busca de vivência. O interior tem sido um destino muito procurado”, diz Silvia Fontes, proprietária do Sítio São Roque, produtora de café orgânico e coordenadora da Comissão de Turismo Rural.

Cada uma das rotas rurais será representada por um dos produtores locais que vão ficar responsáveis por fomentar as iniciativas turísticas na sua área. São seis rotas rurais.

A Rota do Alto da Serra, no Barrocão e Alto da Serra, terá como representante Giuliana Marchi, do Café Santa Serra. 

A Rota do Queijo e Vinho, no bairro do Santo Aleixo, terá como representante Lucas Corsetti, do sítio Rio das Pedras.

Viviani Bruni, do Museu do Café, será a representante da rota do Café da Serra. 

A Rota do bairro dos Leais terá como representante Darcio Carra, do Sítio São Fernando. 

No bairro das Tabaranas, o responsável pela rota da região será Osmar Geraldi, do Sítio Santo Antônio. As rotas dos Leais e Tabaranas vão ganhar futuramente um nome específico para cada uma delas.

A rota rural das Três Barras será representada pelo produtor Rogério de Matos, da Vinícola Família Silotto.

“A comissão tem a missão de levantar a necessidade do produtor que queira entrar para o atendimento do turismo rural, proporcionar qualificação e fazer sua divulgação”, explicou Silvia.

Os proprietários e suas propriedades serão qualificados por meio de cursos gratuitos oferecidos pelo Sebrae e o Senar. Os produtores rurais interessados em conhecer ou em ingressar no turismo rural devem entrar em contato com a Comissão de Turismo Rural SN pelo e-mail comissaoturismoruralsn@gmail.com.

“Nosso intuito é ajudar o produtor a montar o seu negócio e tornar sua propriedade um ponto turístico. Vamos capacitar esses produtores para que saibam atender e comercializar, de forma que realmente tenham um ganho com o turismo rural e isso venha a complementar sua renda e da família”, afirma Silvia.

Comentários