//PANDEMIA// Falta de vacinas para idosos provoca reclamações contra a prefeitura



Na corrida pela vacina contra o covid-19, muitos idosos com idade entre 77 e 79 anos que se dirigiram ao Centro de Convenções de Serra Negra, nesta quarta-feira, 3 de março, não chegaram a tempo de garantir a vacinação.

Também ficaram sem vacina parte dos idosos dessa faixa etária que a vigilância sanitária pretendia vacinar em domicílio. Os relatos enviados ao Viva! Serra Negra de idosos que preferiram o anonimato revelam uma face cruel da indisponibilidade de vacinas e da antecipação para a população de um plano de vacinação.

“Minha mãe, que completou 78 anos hoje, foi barrada pelo segurança quando entrava no Centro de Convenções para tomar a vacina”, relatou uma serrana ao Viva! Serra Negra

O segurança a impediu de entrar no recinto porque ela não tinha a senha distribuída para os idosos que conseguiram chegar antes das 8 horas da manhã. 

"Minha mãe é uma idosa muito ágil, que tem carro próprio e dirige. Imagina uma pessoa nessa idade com dificuldade de chegar ao Centro de Convenções e que não consegue se vacina?", questionou a leitora. 

A prefeitura, ela avalia, deveria ter pelo menos mais um posto de vacinação localizado na área mais central da cidade.

Uma outra serrana também dessa faixa etária aguardou em casa por horas a chegada do pessoal da vigilância sanitária que havia agendado a vacina em domicílio um dia antes.

“Por gentileza, onde está a vacina da minha mãe, Prefeitura de Serra Negra?”, perguntou a filha de uma idosa que não conseguiu a vacinação. “Isso é falta de organização e consideração”, afirmou. Ela ainda não tinha recebido um retorno da vigilância sanitária para explicar por que da falta de vacinação.

Procurada pela reportagem do Viva! Serra Negra, a assessoria de imprensa enviou o seguinte comunicado:

“Desde a confirmação do envio de mais 560 doses por parte do governo do estado de São Paulo a Prefeitura informou a população através de seus canais de comunicação que o quantitativo para pessoas entre 77 e 79 anos era limitado em 160 doses, ou seja, apenas 37%, assim como em todo o estado, e que os primeiros que chegassem tomariam a vacina. Após a disponibilidade de mais doses será feita a complementação dos que não foram vacinados nesta primeira oportunidade. 

Assim que for confirmado o envio de mais doses pelo governo do estado, imediatamente a população será avisada através dos canais oficiais da Prefeitura. 

A imprensa também foi informada da situação e continuará sendo. Inclusive a Prefeitura conta com a colaboração dos jornalistas para que a informação se propague além dos meios de comunicação da Prefeitura.

Hoje pela manhã, assim que se esgotaram as senhas, foi publicado um aviso na página oficial da Prefeitura no Facebook e os servidores da Saúde e da Segurança que estão trabalhando bastante para atender a população da melhor forma possível nesta campanha de vacinação, foram orientados a informar com educação às pessoas que porventura chegassem ao local com as senhas já esgotadas.” 

Comentários