//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade


Ecologia e motovelocidade

O compromisso do prefeito Elmir Chedid (DEM) de ampliar a infraestrutura para a prática de motocross e velocross nas imediações da represa Santa Lídia preocupa empresários do turismo. O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Serra Negra planeja transformar o local no primeiro parque ambiental da região, com opções de esportes e lazer voltados para a natureza e o meio ambiente. Os dois projetos no mesmo local seriam inconciliáveis para os conselheiros.


Correr ao ar livre

Um grupo de motociclistas do município e região utiliza há cerca de cinco anos uma área próxima à represa como pista em meio a natureza para a prática de motocross e velocross. Em encontro recente com o piloto Edmar Eloeutério (Sagui), representante do grupo, o prefeito assumiu o compromisso de construir vestiários e banheiros masculino e feminino, além de uma área de box, seguindo padrão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O investimento em infraestrutura não só beneficiaria os serranos praticantes do esporte, como permitiria a realização de grandes eventos dessa modalidade em Serra Negra.


Plano diretor de Turismo

O projeto do Comtur para desenvolver o turismo ecológico na área cedida pela família do empresário Adib João Dib, que se tornou conhecida como represa Santa Lídia, segue diretrizes do plano diretor de turismo da cidade, que vem sendo renovado em parceria com o Serviço de Apoio à Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP.


Descanso para corpo e mente

Com base em projeções de negócios para o turismo nacional, os técnicos avaliam que a melhor aposta para Serra Negra é criar um produto turístico que projete a cidade nacionalmente como destino para o descanso do corpo e o relaxamento da mente e da alma por meio do contato com a natureza.


Turista Classe A

Esse projeto de turismo ecológico inclui esportes como corrida, caminhada, ciclismo, ioga, natação, canoagem e eventos esportivos nessas modalidades. Os técnicos avaliam que com essa estratégia a cidade deve atrair turistas com maior poder aquisitivo e com disponibilidade e disposição para permanecer mais tempo no município, beneficiando os demais setores da economia, como o comércio, a rede hoteleira, bares e restaurantes, entre outros.


Ideias incompatíveis

Para os empresários, as duas propostas de uso da área são incompatíveis uma vez que o barulho dos motores tornaria inviável a prática de esporte e do lazer voltados para o descanso e relaxamento da mente. Os empresários querem discutir a possibilidade de transferência da pista de motocross para outro local no município.  


Solução conjunta

“O sol nasce para todos. Não podemos dizer quem pode e quem não pode ,porque é um lugar público”, afirmou o presidente do Comtur, Achiles Mantovani Neto. “Esse núcleo de esportistas já está estabelecido ali há anos e para tirá-los vamos ter de encontrar um outro local. Não é simplesmente fechar a pista”, afirmou. Procurado pelo Viva! Serra Negra, o líder do grupo de motociclistas, Sagui preferiu só se pronunciar sobre o assunto depois de uma melhor avaliação. Mas ele lembrou que a pista já está na represa há cinco anos, beneficiando moradores de Serra Negra e da região do Circuito das Águas Paulista.


Crise e retomada

Sem o auxílio emergencial e com o fim este mês do programa que previa a estabilidade de trabalhadores com redução de salários, a situação financeira do município pode ficar mais crítica nas próximas semanas e meses, previu o vereador César Augusto Borboni, o Ney, presidente da Câmara Municipal de Serra Negra, em entrevista ao Serra Negra na Roda. Boa parte da população de São Paulo só deverá estar imunizada no segundo semestre. Até lá alguns dos feriados mais importantes para a economia do município, como Páscoa e Corpus Christi, vão estar perdidos.


Vacina e turismo

A situação pode melhorar, calcula o vereador, a partir de julho, se boa parte da população estiver imunizada, seja pela vacina ou pela infecção pelo coronavírus. O menor risco de contaminação pode estimular o turismo interno, em especial, entre os turistas que pretendem evitar o maior risco de contaminação em viagens internacionais. Por estar próxima de grandes centros e oferecer tranquilidade e contato com a natureza, Serra Negra será um dos destinos mais procurados. Nesse cenário, o movimento turístico em julho, o vereador avalia, poderá ser um dos melhores da história. “Mas para isso, o empresário terá de conseguir sobreviver”, ressalvou.


Ventos do Sul

O presidente da Câmara se mostrou também muito entusiasmado com a visita de investidores do Sul do país à Serra Negra no mês passado. O grupo, responsável pelo Teleférico de Aparecida do Norte e do recém-inaugurado Skyglass Canela, também conheceu outros municípios da região para fazer prospecção de negócios, mas se encantou mesmo com Serra Negra, segundo Ney. Os empresários teriam ficado impressionados com as belezas naturais e com o número de visitantes que a cidade recebe e que chega a mais de 1 milhão por ano.


Esqui e teleférico

Depois de conhecer pontos e rotas turísticas, os empresários apontaram algumas possibilidades de investimentos. Uma delas seria a ampliação e modernização do teleférico, e a outra seria o Alto da Serra, que pode ganhar um parque turístico ou uma pista de esqui. Dados turísticos e econômicos do município foram apresentados aos empresários que devem analisá-los antes de retomar as conversas nos próximos meses.


Demissão no Conisca

A demissão do médico Ricardo Takebe pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas (Conisca) vai ser investigada pela Câmara Municipal de Serra Negra. Takebe, que foi candidato a vereador em Lindoia pelo PSD nas eleições municipais de 2020 seria, segundo alguns vereadores, um dos mais dedicados profissionais da rede pública de saúde de Serra Negra, que será prejudicada com a sua demissão. Os vereadores encaminharam um requerimento à direção do Conisca solicitando explicações sobre a demissão e pedindo provas que justifiquem a dispensa do médico.  


Roupas masculinas

O Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra está pedindo doações para adultos - camisas, camisetas, calças e sapatos. Desde o início do ano, a presidente da entidade, Deborah Aguilar Molina Abi Chedid, vem solicitando apoio da comunidade local para reforçar a entrega roupas para esse grupo. Também estão em falta roupas para meninos e meninas com idades entre quatro e dez anos. As doações podem ser feitas diretamente na sede do fundo, na Avenida João Gerosa, 98. A retirada de grandes quantidades de roupas, de eletrodomésticos ou móveis , devem ser solicitadas pelo telefone 3842-2466.


Conta individualizada

A Sabesp de Serra Negra vai individualizar as contas de água do Conjunto Habitacional Serra Negra E, ao lado do Discão, em até 30 dias depois de receber todos os documentos necessários para legalização da situação e cadastramento dos consumidores. Esse foi o compromisso assumido pelo gerente da agência local da Sabesp, Gilberto Tamelini, ao síndico-geral Cristiano de Moraes Belon. As negociações são intermediadas pela prefeitura de Serra Negra. 


Campo de futebol

O prefeito Elmir Chedid assinou o termo de permissão de uso do campo de futebol Firmino Fazolim, no Recanto Querência, pela Associação Atlética Serrana, entidade que usa a instalação para um projeto de escolinha de futebol.


Dia de arte

A prefeitura está organizando o Festival Lei Aldir Blanc, no qual se apresentarão os artistas beneficiados pela Lei Federal de Emergência Cultural nº 14.017/2020. Por enquanto, a data escolhida para o festival é 26 de abril. As apresentações serão transmitidas a partir dos auditórios Paulo Egydio Martins, onde funcionava o cinema, e Mário Covas Júnior, no Centro de Convenções.

Comentários

  1. "Seja pela vacina ou pela infecção pelo coronavírus." Do jeito que está colocada a posição do presidente da Câmara, parece que tanto faz a população do município ser contaminada pelo Covid-19 (com alto risco de morte, em especial devido ao atual colapso sanitário na região) ou ser imunizada com a vacina. Mais importante é que Serra Negra apresente, talvez a partir de julho, segundo ele, um baixo índice de transmissão, para alavancar a economia da cidade. Lamentável!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.