//SAÚDE// Unimed não tem prazo para reabrir ambulatório médico de Serra Negra

Reabertura da unidade de Serra Negra está condicionada à situação da pandemia


O fechamento do ambulatório médico da Unimed em Serra Negra, no momento em que a pandemia de covid-19 se agrava no município, provocou uma avalanche de reclamações de clientes serranos nas redes sociais.

"É um absurdo tão grande que nem dá para acreditar. Como uma instituição de saúde fecha simplesmente no meio da pandemia?”, questionou um deles.

Clientes sem automóvel próprio para chegar à unidade de Amparo, onde estão sendo atendidos os pacientes serranos nos casos de emergência,  temem a contaminação por covid-19 se tiverem de utilizar os ônibus.

Alguns conveniados chegam a manifestar a intenção de abandonar o plano de saúde devido ao fechamento da unidade em Serra Negra e por outras razões, entre as quais o reajuste anual em 2021 acima da inflação, os contratos de coparticipação, que obrigam o desembolso de parte do valor das consultas pelo conveniado, e até a espera de três a quatro meses por uma consulta especializada.

Uma das clientes que reclamaram contra o fechamento do ambulatório médico na cidade informou que procurou a ouvidoria da Unimed. A recomendação foi a de que enviasse as reclamações via e-mail para que fossem formalizadas. “Enviei o bendito e-mail e acredito que todos devem fazer o mesmo”, afirmou

O Viva! Serra Negra encaminhou as reclamações dos serranos ao Departamento de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Socioambiental da Unimed Amparo, que enviou respostas por escrito.

Em relação ao fechamento do ambulatório médico de Serra Negra, a assessoria de comunicação explica que diante do crescente número de infectados na região e da necessidade de salas separadas para oferecer um atendimento mais seguro, a Unimed Amparo buscou estratégias para garantir a proteção dos beneficiários, dos colaboradores e dos médicos.

Segundo o comunicado da empresa, como a unidade de Serra Negra não é destinada ao atendimento de urgência, os beneficiários podem ser atendidos pelo sistema online, que supre, na avaliação da Unimed, a demanda da cidade.

Por meio desse sistema online, a empresa oferece serviço de teleconsulta com médicos cooperados, além do 0800 com atendimento 24 horas por um profissional da saúde para covid-19, além do aplicativo “Unimed SP - Clientes”, disponível nas plataformas App Store e Play Store. O conveniado, segundo o comunicado, pode pedir autorização de guias, segunda via de boleto e informe para o Imposto de Renda, entre outras informações nessas plataformas.

A empresa não tem previsão de retomada das atividades da unidade em Serra Negra.  “A reabertura está condicionada à situação da crise sanitária e à análise da diretoria executiva, comitê de crise covid-19 (formada por médicos e colaboradores) e do Conselho de Administração, a partir de critérios como a segurança, assistência à saúde e sustentabilidade da cooperativa. 

Exames laboratoriais realizados em domicílio, em especial para pacientes de grupo de risco ou com dificuldade de locomoção, têm de ser solicitados aos prestadores de serviços da Unimed. “Os laboratórios de exames têm autonomia na forma de realização dos serviços. Por isso, é importante que o beneficiário consulte o Guia Médico (disponível também no aplicativo e site) para saber quais são os prestadores e quais deles realizam o serviço desejado”, informou o Departamento de Comunicação.

Reajuste

A Agência Nacional de Saúde (ANS) autorizou a aplicação em 2021 de reajustes anual e por mudança de faixa etária, suspensos no ano passado. Diante dessa decisão, a partir de janeiro de 2021, os conveniados da Unimed Amparo receberam os boletos já a partir de janeiro com o valor atual do plano.

Os planos individual e familiar com aniversário de contrato entre maio de 2020 e abril de 2021 foram reajustados em 8,14%. O índice de reajuste aplicado nos contratos coletivos empresariais ou por até 29 vidas foi de 5,65%.

Para contratos empresariais ou por adesão com mais de 30 vidas, os reajustes foram feitos analisando cada contrato individualmente. O reajuste para mudança de faixa etária segue o percentual previsto no contrato.

As informações sobre reajustes podem ser acessadas no site da ANS (clique aqui).

Comentários