//POLÍTICA// Vereadores debatem recriação da Tribuna Livre



A ativação da Tribuna Livre pela Câmara Municipal de Serra Negra foi tema de discussão dos vereadores na sessão da segunda-feira, 23 de fevereiro.

O presidente da Câmara Municipal, César Augusto Borboni, o Ney, interrompeu a sessão para discutir em particular o assunto com os demais vereadores.

Em seguida, deu leitura ao ofício enviado pela Comissão Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Serra Negra ao presidente da Casa, solicitando providências para alterar o decreto legislativo que estabelece as regras para uso da Tribuna Livre.

O ofício é assinado pela presidenta do PT Serra Negra, Neusa Kapor. “Quero parabenizar Neusa Kapor, nossa professora, e dizer que a gente está conversando com os 11 vereadores, escutando o pensamento de cada um”, afirmou o presidente.

Ney, ressaltou, no entanto, que cada vereador tem um posicionamento pessoal sobre a reativação da Tribuna Livre, mas todos de alguma forma são favoráveis a que o cidadão a utilize.

O presidente disse que já tinha conhecimento do ofício anteriormente. “Já tinha recebido esse ofício das mãos da Salete, do Viva! Serra Negra. “Fico um pouco chateado porque tinha respondido a minha posição a ela e depois veio o pedido do PT do qual ela faz parte”, afirmou o vereador.

O Viva! Serra Negra não encaminhou cópia do ofício nem conversou com Ney sobre o documento enviado pelo PT na segunda-feira.

A repórter questionou o presidente da Câmara apenas sobre sua opinião a respeito da ativação da Tribuna Livre e da eliminação pela Câmara do artigo do decreto que exige do cidadão que pretende usar a Tribuna Livre a coleta de pelo menos 150 assinaturas para obter permissão.

O presidente da Casa afirmou que pretende dar continuidade às discussões sobre a reativação da Tribuna Livre. “A gente teve uma prévia e vê a melhor forma possível que agrade a todos os cidadãos e a maioria dos vereadores. Já vimos que não haverá um consenso, mas todos estão fazendo sua sugestão e a gente vai tentar chegar a melhor forma possível”, afirmou.

Ex-integrante do PT Serra Negra, o vereador Beraldo Cattini deu parabéns ao Partido dos Trabalhadores pela iniciativa e admitiu que a Tribuna Livre é uma reivindicação que a população serrana vem fazendo há anos.

Ele disse, no entanto, que a solicitação de ativação da Tribuna Livre já poderia ter sido feita em anos anteriores, quando o PT teve dois vereadores na Casa. 

O diretório atual do PT serrano tomou posse em fevereiro de 2020 com novos quadros, alguns dos quais recém-filiados. Cattini, atualmente no PSC, partido que integrou a coligação que elegeu Elmir Chedid prefeito, fez parte da direção do PT local na época em que o partido elegeu dois vereadores.

A vereadora Anna Beatriz Scachetti (PSD) cumprimentou o PT pela iniciativa e agradeceu ao presidente da Câmara por ter iniciado as conversas sobre o assunto com os vereadores, além de ler o ofício enviado pelo PT na sessão da Câmara.

“Gostaria de parabenizar o ofício que recebemos do Partido dos Trabalhadores e agradecer ao presidente por ter feito essa reunião com os vereadores para podermos pautar esse tema da Tribuna Livre”, afirmou.

“É um importante avanço que a gente poderia ter aqui na Câmara no sentido da democratização e de aproximar o público das discussões”, acrescentou. Para a vereadora, a reativação da Tribuna Livre seria um avanço. “Agradeço pela reunião e vamos pensar nesse projeto com carinho”, concluiu.

Comentários