//PANDEMIA// Vereadora quer saber da prefeitura como está sendo feito o transporte escolar

Viviani: alguns estudantes levam quase uma hora no trajeto até a escola e no retorno para casa


A vereadora Viviani Carraro (Avante) encaminhou ao Executivo, na sessão de segunda-feira, 8 de fevereiro, um requerimento solicitando informações sobre como a administração municipal está realizando o transporte dos alunos das escolas públicas que retornaram às aulas.

A vereadora destacou a importância do transporte escolar, em especial dos estudantes de duas instituições de ensino: a Escola Estadual Professora Franca Franchi e a Escola Estadual Professora Amélia Massaro.

A maioria dos alunos dessas duas instituições de ensino mora em bairros distantes do colégio e poucos, a vereadora informou, contam com transporte próprio para ir até a escola. Viviani lembrou ainda que os veículos transportavam os alunos com a capacidade máxima de ocupação, o que se tornou inviável com a pandemia.

"A maioria dos alunos utiliza o transporte oferecido pela prefeitura. Antes da pandemia, todos os bancos dos veículos eram ocupados pelos alunos", disse a vereadora. Além disso, há estudantes que permanecem muito tempo no transporte público, alguns chegam a levar quase uma hora no trajeto até a escola e no retorno para casa.

A vereadora questiona no requerimento encaminhado ao Executivo se os protocolos de segurança para evitar a contaminação dos estudantes estão sendo devidamente aplicados. Pergunta ainda se há monitores nos ônibus e se a prefeitura adicionou veículos para realizar o transporte dos alunos, entre outros questionamentos.

Viviani questiona a prefeitura também sobre a vacinação dos trabalhadores da educação. O requerimento solicita informações à administração municipal sobre a intenção de incluir os professores e demais funcionários das instituições de ensino municipais, como faxineiras, merendeiras e atendentes, nos  grupos prioritários de vacinação.

“A rede municipal continua com as aulas online, mas as merendeiras, faxineiras e atendentes municipais estão trabalhando”, lembrou. “Toda a educação tem de ter esse olhar especial, sem discriminar ninguém”, acrescentou.

A vereadora Anna Beatriz Stachetti (PSD) manifestou apoio ao requerimento, em especial em relação à vacinação, lembrando que essa é uma discussão de âmbito nacional e que deve ter atenção no município. 

Dois vereadores, Renato Giachetto (DEM) e Wagner Del Buono (DEM), se manifestaram contrários à volta às aulas.

“Sou contra a volta às aulas. Essa doença não é brincadeira. Não mostra na cara. Quem já pegou sabe o que é isso. A vacina não impede de se contaminar. Se aguentamos até agora, aguentar mais seis meses, um ano não vai ser muita coisa”, afirmou Del Buono.

O Viva! Serra Negra encaminhou os questionamentos da vereadora sobre o transporte dos alunos que retornaram às aulas à assessoria de imprensa da prefeitura, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

Comentários