//PANDEMIA// Estudo comprova alta eficácia de vacinas contra covid-19 no "mundo real"



Pesquisadores escoceses realizaram o primeiro estudo sobre a eficácia da vacina produzida pela farmacêutica AstraZeneca, a mesma que a Fiocruz tem parceria, em condições reais. No país, 22% da população já foi vacinada com a primeira dose dos imunizantes da AstraZeneca ou da Pfizer até o dia 18 de fevereiro. Os pesquisadores escoceses analisaram um conjunto de dados cobrindo toda a população escocesa de 5,4 milhões, dos quais 1,3 milhão foram vacinados. Ao comparar os vacinados com os não vacinados, os cientistas viram fortes evidências de proteção. 

Segundo o estudo, ainda em preprint, uma única dose da vacina ChAdOx1, que no Brasil é produzida pela Fiocruz, apresentou eficácia de 94% para hospitalização entre 28 e 34 dias após a vacinação. Para a vacina produzida pela Pfizer, a eficácia ficou em 85% no mesmo período. Os resultados também demonstraram altos índices de eficácia em idosos acima de 80 anos, com um efeito vacinal de 81% na média entre as duas vacinas. De dezembro até meados de fevereiro, mais de 8 mil pessoas foram internadas com covid-19 na Escócia. Destas, apenas 58 vieram do grupo vacinado.

Segundo os pesquisadores, a eficácia de ambas as vacinas aumenta com o tempo, até atingir seu melhor nível entre 28 e 34 dias após a vacinação. Mas ainda não há dados suficientes sobre sua eficácia após esse período em uma população vacinada. Também ainda não há informações sobre os resultados após a segunda dose, uma vez que o Reino Unido está utilizando o intervalo de 12 semanas entre as doses.

Comentários