//EDUCAÇÃO// Prefeitura segue protocolos no transporte de alunos



A prefeitura de Serra Negra está realizando o transporte dos alunos que retornaram às aulas no município seguindo todos os protocolos de segurança, segundo assessoria de imprensa da administração municipal.

Em comunicado ao Viva! Serra Negra, a assessoria informa que não houve necessidade de acrescentar veículos à frota e que todos os veículos de frota e frete contam com monitores devidamente orientados quanto aos protocolos sanitários.

As informações sobre como a prefeitura vem procedendo o transporte escolar foram solicitadas ao Executivo em requerimento da vereadora Viviani Carraro (Avante), na sessão da Câmara de 8 de fevereiro. 

Em relação ao requerimento da vereadora questionando também a inclusão dos professores nos grupos prioritários de vacinação, a prefeitura informou que o prefeito Elmir Chedid (DEM) enviou ofício ao governo estadual solicitando prioridade aos profissionais de educação na vacinação. Ressalva, no entanto, que essa é uma decisão do governo do Estado.

O transporte dos alunos vem sendo realizado de acordo com a Resolução SEDUC Nº 11 DE 26/01/2021, referente à retomada das aulas e atividades presenciais nas instituições de educação básica para o ano letivo de 2021.

O número de alunos transportados por veículo segue a logística das escolas estaduais, informa a assessoria de imprensa, seguindo os termos do Artigo 3º do Decreto 65.384 de 17/12/2020.

Nas fases vermelha e laranja a presença de alunos é limitada a até 35% do número de alunos matriculados. Neste momento, as escolas estaduais funcionam com a presença de 35% dos alunos matriculados, com revezamento de turmas.

A prefeitura adota um protocolo com as seguintes medidas de segurança: máscaras no transporte escolar e público e em todo o percurso de casa até a escola para alunos e servidores; os veículos foram adequados com intercalação de assentos ocupados e livres, com marcações; estudantes são orientados a não tocar nos bancos, portas, janelas e demais partes do veículo; disponibilização de álcool em gel 70% para os estudantes nos veículos; higienização periódica dos veículos entre uma viagem e  outra; recomendação de manter as janelas do transporte escolar semiabertas e aferição da temperatura de todos os estudantes na entrada dos veículos. 

Comentários