//ANÁLISE// O alto preço do bolsonarismo

                                                                                                                             


Fernando Pesciotta


O STF decidiu nesta quarta-feira (17), por unanimidade, manter a prisão em flagrante do deputado Daniel Silveira pelas ameaças e ofensas feitas ao tribunal e seus ministros.

A prisão de Siqueira fica nas mãos da Câmara. A ideia da cúpula da Casa era uma punição branda, numa atitude corporativista e sinalizadora ao governo de que protege seus aliados.

A unanimidade do Supremo foi importante para mostrar força e coesão da Corte. Deputados passaram a avaliar que contrariar a decisão ficou mais difícil.

À noite, seis partidos pediram ao Conselho de Ética a cassação do deputado, que, de qualquer forma, não confirmou sua bravata, segundo a qual iria apenas dormir fora de casa por uma noite.

O vídeo postado pelo deputado teria sido uma tentativa de demonstrar “lealdade” ao bolsonarismo. Nessa versão, num primeiro momento a peça foi bem-recebida pelo Planalto e chegou a ser compartilhada em grupos de WhatsApp.

Segundo assessores do capitão cloroquina, Silveira deve crescer politicamente após esse “gesto de lealdade”.

Os mesmos assessores também recomendaram ao capitão cloroquina manter distância do caso. Ele e seus filhos, assíduos nas redes sociais, permanecem calados. O que se vê são apenas movimentos de robôs, muitos robôs, contratados pelo gabinete do ódio.

O silêncio bolsonarista é profundamente revelador. Tudo que se espera num momento desse é que a democracia seja defendida, que lideranças políticas gritem em defesa da Constituição. Ao se calar, o capitão cloroquina revela de que lado está, e não é o da democracia.

Análise publicada pela Folha avalia que os “brucutus” do bolsonarismo causam crises políticas que emperram decisões de governo e os trabalhos do Congresso. “O bolsonarismo custa caro”, conclui.

De fato, paralisado para discutir o caso de um miliciano desqualificado que teria agido para marcar território, o Congresso ignora a votação do Orçamento e o País quase esquece que não há vacina contra o covid-19 para todos, entre tantas outras mazelas que precisam ser combatidas no País.

O bolsonarismo custa muito caro para o Brasil.

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com                                                                      

Comentários