//PANDEMIA// Situação em Serra Negra se agrava, com 41 novos casos e outra morte



O afrouxamento das medidas de proteção sanitárias no fim do ano, com grande parte da população sem usar máscaras faciais, com bares, restaurantes e imóveis de veraneio lotados, comércio ignorando os protocolos, e fiscalização praticamente inexistente, estão cobrando um alto preço neste início de 2021 em Serra Negra: o boletim da prefeitura informa a ocorrência de mais 41 casos de covid-19 e uma morte, de uma mulher de 79 anos, entre domingo (17) e hoje, na cidade.

A pandemia do novo coronavírus já causou 829 vítimas e 11 mortes no município desde o seu início.

Atualmente, há 72 pacientes em isolamento domiciliar e 4 em hospitais, além de 177 pessoas suspeitas de terem contraído a doença.

Só em janeiro, 210 pessoas receberam diagnóstico positivo para o covid-19 em Serra Negra, numa média de 11,6 novos casos por dia.

Na semana passada começou a vigorar decreto municipal que cancelou o Carnaval e proibiu a locação de imóveis para festas que causem aglomeração. 

O texto indicava preocupação da prefeitura com o agravamento da situação. Mas não alterou o cenário de indiferença à pandemia, por parte de donos de bares e restaurantes, que desobedecem as regras de distanciamento, e de serranos e turistas que dispensam o uso das máscaras de proteção.

A reportagem do Viva! Serra Negra chegou a constatar, na semana passada, até mesmo funcionários da prefeitura sem máscaras, trabalhando na Rua Coronel Pedro Penteado, em frente da própria sede do Executivo.

Até o momento a prefeitura não divulgou nenhum relatório do trabalho dos fiscais da Vigilância Sanitária na cidade neste período mais crítico da pandemia. Não se sabe, portanto, quantos estabelecimentos foram advertidos ou multados.

E o prefeito, Elmir Chedid (DEM), embora constantemente peça, em publicações na internet, que a população siga as orientações básicas para evitar a contaminação pelo coronavírus, ainda não se manifestou sobre que providências vai tomar para ao menos diminuir a velocidade com que a doença vem se alastrando na cidade.

O Hospital Santa Rosa de Lima não tem leitos de UTI. Os doentes graves têm de ser removidos para outras localidades. Os dois hospitais de Amparo estão com todos os leitos de UTI ocupados. Na cidade vizinha, 47 pessoas já morreram vitimadas pelo covid-19.

Brasil

O Brasil passou das 210 mil mortes ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registraram 452 óbitos pela covid-19. Com isso, o total de mortes chegou a 210.299. Há 2.766 óbitos em investigação por equipes de saúde.

A atualização da situação de casos e mortes causados pela pandemia foi divulgada pelo Ministério da Saúde na noite desta segunda-feira (18).

A contabilização de pessoas infectadas desde o início da pandemia alcançou 8.511.770. Entre ontem e hoje, foram acrescidos às estatísticas 23.671 novos diagnósticos positivos. 

Ainda há 849.424 pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde e 7.452.047 pessoas já se recuperaram da doença.

Em geral, os registros de casos e mortes são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras, os totais tendem a ser maiores pelo acúmulo das informações de fim de semana que são enviadas ao Ministério da Saúde.

Comentários