//PANDEMIA// Serra Negra tem mais 9 casos; Amparo, 5 mortos



Mais nove casos de covid-19 foram registrados em Serra Negra nesta quinta-feira, 14 de janeiro, segundo o boletim oficial. No total, desde o início da pandemia, 743 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no município, nove delas vindo a falecer. Há 45 pacientes em isolamento domiciliar e seis internados em hospitais, três dos quais em unidades de terapia intensiva (UTI). Aguardam o resultado dos testes para saber se foram contaminadas, 201 pessoas.

Em Amparo, o covid-19 fez cinco vítimas fatais nesta quinta-feira. Há ainda mais cinco mortes em investigação. 

As taxas de ocupação dos leitos de UTI em São Paulo são de 68,3% na região metropolitana da capital e 66,9% no Estado. O número de pacientes internados é de 13.352, sendo 7.580 em enfermaria e 5.772 em unidades de terapia intensiva. Em Amparo, todos os leitos de UTI da rede hospitalar estão ocupados.

A situação no Estado do Amazonas é catastrófica. O governador, Wilson Lima, anunciou novas medidas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus. Entre as restrições está a proibição da circulação de pessoas nas ruas de todo o Estado, das 19 às 6 horas.

O governo estadual também já começou a transferir pacientes diagnosticados com covid-19 para hospitais de outras seis unidades da federação (Goiás, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte) e recorreu à Justiça para que a empresa White Martins seja obrigada a fornecer todo o oxigênio hospitalar de que a rede pública de saúde do Estado precisar.

O governador paulista, João Doria, deverá anunciar nesta sexta-feira, 15, a nova reclassificação das divisões regionais de saúde do Estado no Plano São Paulo de combate à pandemia. 

Serra Negra, que pertence à regional de Campinas, está classificada na Fase Amarela. A expectativa, dada à situação precária do sistema de saúde da cidade e de toda a região, é que haja um retrocesso à Fase Laranja, com mais restrições ao funcionamento do comércio e serviços.

Carnaval cancelado

Nesta quarta-feira, 13, o prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid (DEM) assinou o Decreto nº 5.142, que “dispõe sobre a suspensão dos eventos constantes do Calendário Oficial do Município e dá outras providências”.

“Os grandes centros do Carnaval, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia suspenderam seus eventos. Nós também. Esperamos que os turistas se hospedem em nossa rede hoteleira para descansar, seguindo os protocolos, especialmente distanciamento, uso de máscara e álcool gel”, disse o prefeito.

O decreto também proíbe a locação ou utilização de chácaras de veraneio situadas no município para a realização de eventos que causem aglomeração de pessoas (festas, baladas, shows e churrascos), além de limitar a atuação de feiras livres e da feira noturna, proibindo música ao vivo e permitindo somente a venda de produtos hortifrutigranjeiros e artesanato.

----------

Se você tem interesse em debater a pandemia em Serra Negra, se inscreva no grupo "Serranos Vencendo a Covid19", no WhatsApp, clicando neste link:  https://chat.whatsapp.com/I0k0BzxuMICCxywW9JZHAn 


Comentários