//PANDEMIA// Prefeitura pode adotar medidas mais duras, admite secretário



O secretário municipal de Saúde, Ricardo Minosso, informou que medidas mais radicais com relação às atividades econômicas podem ser adotadas na próxima semana se os casos de infecção e óbitos por covid-19 mantiverem um ritmo acelerado de alta.

A informação foi dada pela a assessoria de imprensa da Prefeitura ao Viva! Serra Negra na noite desta sexta-feira, quando o boletim sobre a evolução da pandemia do covid-19 registrou um recorde diário de 35 novos casos em 24 horas.

Segundo a assessoria, “por ora”, a prefeitura vai seguir o Plano SP de retomada econômica, embora a taxa de ocupação dos leitos de UTI na região de Campinas tenha atingido 69,6%, menos de meio ponto percentual abaixo dos 70% que fariam o município retornar para a Fase Laranja.

“O município está avaliando todos os aspectos e medidas mais radicais serão tomadas de acordo com a evolução da pandemia ou por determinação do governo estadual”, afirmou o secretário.

A maior parte dos serranos infectados têm entre 21 e 50 anos. Os óbitos ocorreram entre pessoas com idade de 68 anos a 93 anos. A prefeitura não tem um levantamento nem dos bairros nem da forma como deve ter se dado a maior parte das infecções.

Mas segundo os técnicos da prefeitura, as contaminações devem ter ocorrido em bares, restaurantes, festas e nas residências, onde os mais jovens devem ter contaminado as pessoas idosas.

Sem leitos próprios de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Serra Negra aguarda leitos solicitados para a região pelo deputado Edmir Chedid (DEM) ao governo do Estado de São Paulo. Mas a prefeitura não tem previsão de quando nem em quais localidades esses leitos deverão estar disponíveis.

O “Gripário” do Alto das Palmeiras não deverá receber novos leitos. A única providência prevista para o local é a ampliação de horário de funcionamento, que a partir do próximo dia 24 retorna para o período de domingo a domingo, das 7 horas às 19 horas. O funcionamento atual é de segunda a sábado nesse horário.

A prefeitura também ainda não tem definido um programa de vacinação nem de logística de distribuição da vacina.

Na sexta-feira, 15 de janeiro, o prefeito se reuniu com o secretário de Saúde e representantes de outras pastas, para começar a discutir transporte, armazenamento e segurança das vacinas, entre outros assuntos referentes à distribuição e vacinação.

Novas reuniões para definir o programa de vacinação na cidade devem ocorrer ao longo da próxima semana. 

----------

Se você tem interesse em debater a pandemia em Serra Negra, se inscreva no grupo "Serranos Vencendo a Covid19", no WhatsApp, clicando neste link:  https://chat.whatsapp.com/I0k0BzxuMICCxywW9JZHAn 

 


Comentários