//PANDEMIA// Na Fase Vermelha, Amparo confirma Enem para 1.800 estudantes



A Prefeitura de Amparo informou que 1.800 alunos farão, neste domingo, 17 de janeiro, e no próximo, 24, da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A cidade, segundo decreto municipal, se encontra na Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia do covid-19, neste fim de semana e no próximo, e foi incluída pelo governo do Estado numa lista com mais 42 cidades que estão com mais de 80% da rede hospitalar ocupada, e por isso devem endurecer as medidas de enfrentamento da pandemia.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os estudantes vão fazer a prova seguindo as regras de higiene e protocolos de segurança sanitária. O uso da máscara de proteção facial durante toda a prova e o distanciamento entre os candidatos são obrigatórios. 

A fiscalização da Prefeitura de Amparo vai acompanhar o protocolo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, para garantir que todos os candidatos estejam seguros no exame.

Amazonas suspende exame

O governo do Amazonas publicou na noite de quinta-feira (14) um decreto que suspende a realização do Enem no Estado, em razão da calamidade provocada pela pandemia de covid-19. 

Não foi dada previsão de data para que o Enem seja realizado no Amazonas, onde há mais de 160 mil inscritos, segundo dados do Inep.

O decreto estadual foi publicado após a Advocacia-Geral da União (AGU) recorrer, em nome do Ministério da Educação, de uma decisão da Justiça Federal que já havia suspendido a realização do Enem no Amazonas em razão do avanço da pandemia no Estado.

No recurso, o governo federal sustentou que as medidas de segurança sanitária previstas pelo Inep são suficientes para prevenir o contágio e que a não realização do Enem no Amazonas prejudicaria a nível nacional o processo de ingresso nas universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O decreto assinado pelo governador Wilson Lima, entretanto, prejudica o recurso da AGU, ao barrar a realização do Enem. Em nota, o governo amazonense disse que a norma “considera a grave crise de saúde pública, em decorrência da pandemia da covid-19”.

Um outro processo que pede a suspensão do Enem em todo território nacional já teve o pedido negado na Justiça Federal de São Paulo. A decisão, contudo, prevê que as provas não poderão ser realizadas caso sejam impostas restrições mais severas de circulação pelas autoridades locais.  

Em um outro decreto, o governo estadual impôs toque de recolher em Manaus, entre 19 e 6 horas. Devido à falta de leitos e de oxigênio nos hospitais, pacientes começaram a ser transferidos para outras unidades da federação.

Segundo boletim divulgado na noite de quinta-feira (14) pela Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas, haviam sido registrados 3.816 novos casos de contágio e 51 mortes nas últimas 24 horas no Amazonas. Desde o início da pandemia, são 223.360 casos e 5.930 mortes no Estado.

----------

Se você tem interesse em debater a pandemia em Serra Negra, se inscreva no grupo "Serranos Vencendo a Covid19", no WhatsApp, clicando neste link:  https://chat.whatsapp.com/I0k0BzxuMICCxywW9JZHAn 

Comentários