//PANDEMIA// Médico diz estar com covid-19 e tenta fazer compra em supermercado local

O médico Eder Camara em evento em dezembro de 2020 em Serra Negra


Uma postagem do médico radiologista Eder Camara em sua página pessoal do Facebook com críticas ao Shopping Colorado, onde tentou fazer uma compra depois de anunciar que estava com covid-19, causou indignação entre internautas serranos.

O médico relata em sua publicação que esteve no Shopping Colorado para comprar uma caixa de café em cápsulas, na terça-feira, 19 de janeiro, acompanhado de uma amiga de 69 anos, que segundo ele, também estava com covid-19.

“Estacionei próximo à entrada, não descemos do carro e chamamos o rapaz que fica na porta para pedir que buscasse uma caixa de Nescafé Dolce Gusto”, explicou Camara. “Eu estou com covid e a minha amiga de 69 anos que queria o café está sintomática”, escreveu.

Segundo ele, a funcionária disse que não poderia vender o café porque seria arriscado para ela se contaminar. O médico reclamou do atendimento, alegando que a atitude da funcionária incentivava pessoas contaminadas a entrar nos supermercados, além de discriminar portadores de covid-19 que, de acordo com  o médico, não oferecem nenhum tipo de risco. Camara ameaçou tomar “medidas cabíveis” contra a rede de supermercados Colorado.

A direção do Colorado acionou a Vigilância Sanitária para saber como proceder nesse caso. A informação da Vigilância Sanitária, segundo a direção da rede, é de que o médico deveria estar em isolamento social em casa.

O supermercado chegou a ser orientado pela Vigilância Sanitária a fazer um Boletim de Ocorrência. Mas como o próprio médico já havia exposto a situação nas redes sociais, a direção da rede optou por não fazer o BO.

Em vez disso, a empresa pretende reforçar as medidas de segurança nas lojas e orientar os funcionários sobre as precauções necessárias para a entrega em domicílio de pessoas que testaram positivo para covid-19 e estão em isolamento social.

O médico foi alvo de críticas nas redes sociais. Em comentários, postagens e vídeos, serranos chamam o médico de irresponsável e pedem providências à Vigilância Sanitária de Serra Negra e ao Conselho Regional de Medicina.

Depois da polêmica e, sem contar com o apoio e solidariedade da população, o médico apagou a postagem. Na sua página do Facebook, Éder Camara informa que é médico por imagem com atuação em Serra Negra e municípios do Circuito das Águas Paulista. Ele é defensor do chamado "tratamento precoce", que entre outros, inclui medicamentos como cloroquina e ivermectina, desaconselhados por entidades científicas e médicas. 

Camara, ferrenho defensor do presidente Jair Bolsonaro, foi candidato a vereador nas últimas eleições municipais pelo partido Republicanos. Recebeu 87 votos e não foi eleito.

Comentários

  1. Muito obrigado, Colorado Shopping, foi esta minha intenção com a reclamação, orientação dos funcionários e da população. Perdão quaisquer transtornos. E corrigindo a reportagem não disse que pacientes com COVID não oferecem risco. Disse que poderiam ter resolvido de alguma forma a ajudar o cliente. Podia ter colocado o café no porta-malas e eu fazia um pix pra eles. Sei que fizeram a reportagem por causa do viés político, mesmo assim vai me ajudar a esclarecer um pouco o que pensei. Faço o bem sempre, portanto sei que os que me conhecem sabem que sou uma pessoa boa que jamais colocaria em risco qualquer pessoa. Mais uma vez perdão, talvez pela forma que escrevi, mas fiquei decepcionado pq sempre comprei lá. Perdão mesmo e o que precisarem saibam que estou aqui. Meu facebook é público e defendo todas as precauções, vacinas e tudo mais pra segurança de todos, só olharem minhas postagens. Sou uma pessoa do bem, atacado mais por ser bolsonarista.

    ResponderExcluir
  2. Mas de todo jeito pelos julgamentos parece ter sido um ato injustificável, um erro de um ser humano passível de errar, tudo o que escrevi foi de cabeça quente pelos fatos e não estava enxergando este lado que me atacaram.
    E por isso peço perdão e prometo que não se repetirá. Se tiver que sair para atendimento, volto direto e sem poder causar nenhum tipo de.transtorno. Sigo a Quarentena certinho no tempo recomendado e com os exames necessários, tanto que postei o meu resultado assim que soube para os que entraram em contato comigo antes dos sintomas estivessem atentos. Não se esqueçam que existe uma pessoa aqui do outro lado e perdão mais uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Após quase um ano de pandemia, algum mercado de Serra Negra SP oferece um site exclusivo com todos os produtos e respectivos preços de forma a permitir o cliente fazer suas compras virtualmente? Existe algo parecido com o www.paodeacucar.com por aqui?
    Por exemplo, o Supermercado Colorado tem um site exclusivo com todos os produtos e preços onde é possível fazer as comprar pelo computador ou celular?
    Em caso afirmativo, o cliente depois de fechar suas compras no site, poderia optar por passar no mercado para pegar suas compras já devidamente separadas e empacotadas (drive-thru) ou pela entrega em casa (delivery). Tudo isso sem contato físico e nem mesmo precisar falar com alguém no telefone.
    Se esse serviço já existe, quais as taxas de entrega e taxas para drive-thru?
    Ou ainda dependem de plataformas tipo www.sitemercado.com.br . Essa plataforma funciona com eficiência em Serra Negra? Quais as taxas de entrega e taxas para drive-thru?
    Os preços da loja virtual são iguais ao da loja física?
    Se estes serviços de compras “on line” através de sites de compra já existem, com entrega “drive-thru” ou “delivery”, SERÁ QUE NÃO FALTA DIVULGAÇÃO?
    Isso provavelmente minimizaria filas nas portas dos supermercados, aglomerações e situações como a relatada neste post.

    ResponderExcluir
  4. "Ele é defensor do chamado "tratamento precoce", que entre outros, inclui medicamentos como cloroquina e ivermectina, desaconselhados por entidades científicas e médicas. Camara, ferrenho defensor do presidente Jair Bolsonaro, foi candidato a vereador nas últimas eleições municipais pelo partido Republicanos. Recebeu 87 votos e não foi eleito."

    Acredito que isso explica tudo, simples, direto e dentro das expectativas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.