- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Salete Silva
Bastou uma volta de carro pelas principais ruas da cidade para constatar o óbvio: muitos serranos ainda desafiam o covid-19 e devem acreditar que coisa ruim só acontece no vizinho, basta fé para estar protegido.
Muitos caminham sem máscaras e outros conversam descontraídos nas esquinas e portas de bares. Há donos e empregados de estabelecimentos comerciais que usam a máscara no queixo e só cobrem o nariz e a boca quando entra o cliente.
Provavelmente se deixam levar pela ilusão de que não há risco de ser contaminado pelo colega de anos de trabalho ou pelo colaborador que, invariavelmente, foi amigo de infância ou é algum parente, coisas de cidade pequena.
Serra Negra permanece na Fase Amarela do Plano São Paulo de retomada da economia, embora a taxa de ocupação dos leitos de UTI na região de Campinas já tenha atingido 69,5%, apenas meio ponto abaixo do limite de 70% que rebaixaria a cidade para a Fase Laranja.
Farmácias locais anunciam nas redes sociais promoção de ivermectina, medicamento usado para combater infestações por parasitas.
As negociações da medicação muitas vezes ocorrem via WhatsApp, onde provavelmente o vendedor reforça falsos benefícios sem comprovação científica do vermífugo no tratamento de covid-19.
As vacinas que cientificamente seriam o que há de mais concreto na contenção da pandemia estão chegando.
A politização só tem atrasado o programa de vacinação e polarizado ainda mais a sociedade, que tem sofrido uma avalanche de informações falsas e distorcidas sobre o assunto.
CoronaVac, Pfizer, Moderna, vacina russa ou indiana, todos os imunizantes em desenvolvimento têm mostrado níveis razoáveis e aceitáveis de eficiência e segurança.
Os resultados sinalizam que as vacinas efetivamente são o único caminho para brecar a pandemia, que no Brasil já fez mais de 200 mil mortes e voltou a matar mais de 1.000 pessoas por dia.
Em meio aos números elevados, o desafio agora é convencer as pessoas a se vacinar. O governo do Estado e os municípios precisam urgentemente iniciar já na próxima semana uma campanha de conscientização da população a se vacinar.
Essa é uma missão para ser liderada pelo Comitê de Contingência, criado pelo prefeito Elmir Chedid (DEM), que tem entre suas responsabilidades o desenvolvimento de ações educativas e de conscientização da população.
A campanha “Vacina Para Todos Já” deveria estar nas ruas a partir da próxima semana. Neste domingo, 17 de janeiro, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se reúne, com transmissão ao vivo pelo Youtube, para decidir sobre a liberação do uso emergencial das vacinas da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e da Corona Vac/Sinovac/Instituto Butantan.
Assim que anunciada a aprovação, uma intensa campanha “Vacina Para Todos Já” tem de ser disparada. Não há tempo a perder. É preciso convencer a população de que se vacinar é, além de um gesto de cidadania e generosidade, o que vai nos salvar do covid-19.
----------
Se você tem interesse em debater a pandemia em Serra Negra, se inscreva no grupo "Serranos Vencendo a Covid19", no WhatsApp, clicando neste link: https://chat.whatsapp.com/I0k0BzxuMICCxywW9JZHAn
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.