//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

   

Serra Negra e o nazismo

A vereadora Barbara Regiani de Oliveira (DEM) quer o apoio da Secretaria de Turismo para um projeto cinematográfico baseado em estudos do historiador Pedro Burini, autor de "O Anjo da Morte em Serra Negra", que relata a passagem dos nazistas Josef Mengele e Gunther Schouppe pela cidade. A vereadora informou em sua página no Facebook que esteve reunida com o titular da pasta do Turismo, Carlos Tavares, na segunda-feira, 18 de janeiro, para tratar do assunto. O projeto, informa Barbara, contará a ligação de Serra Negra com personagens da época do nazismo. “Um importante material de cunho histórico da nossa cidade”, diz a vereadora. Entraria o nazismo para as rotas turísticas de Serra Negra? 
 

Pontos fracos

O trabalho de pesquisa e de levantamento de dados realizado pela consultoria responsável por apresentar um projeto de revisão do Plano Diretor de Serra Negra constatou alguns pontos fracos na oferta de serviços da cidade. Um deles é a ausência de roteiros turísticos formatados para que os visitantes possam seguir uma programação diária de passeios na cidade e na região do Circuito das Águas Paulista.


Capacitação profissional

A consultoria constatou também uma carência de capacitação profissional aos trabalhadores. Os últimos cursos, seminários e ações educativas de formação e capacitação realizadas até agora têm sido direcionados a gestores e empresários da área do turismo. Uma das sugestões, por exemplo, é que Serra Negra crie um programa de passeios pelos pontos turísticos da cidade para que não só trabalhadores, como também a população serrana, tenha oportunidade de conhecê-los para indicá-los aos visitantes.


Falta investimento

Outra constatação da consultoria é que os empresários serranos, assim como o empresariado brasileiro de forma geral, não priorizam o investimento em mão de obra. Falta em Serra Negra treinamento para garçons, camareiras e atendentes de lojas. “A maioria dos empresários não envia o funcionário para as capacitações e, quando o faz, quer que o treinamento seja no dia da folga do trabalhador”, afirmou a consultora Candida Baptista.


Prioridade é equipamento

Empresários priorizam investimentos em móveis, utensílios e construção, não em mão de obra, constatou a consultoria. O argumento, segundo ela, seria o de que investir em treinamento de colaboradores não é interessante para a empresa, uma vez que o empregado pode deixá-la após a capacitação para trabalhar na concorrência. “O empregado vai trabalhar para a concorrência quando não está satisfeito com a remuneração'', observou a consultora. 


Site e selo

Serra Negra carece ainda de um site de informações abrangentes, incluindo, por exemplo, as condições de acesso aos pontos turísticos. Além disso, precisa, segundo a consultora, de um selo cultural que expresse sua identidade que, na avaliação dos técnicos, deveria ser o café. Mas esse tema já causou polêmica entre empresários que vêm desenvolvendo um trabalho de marketing e divulgação do turismo. Eles querem que a identidade de Serra Negra seja associada ao bem-estar. 


Crise no hospital

O suplente de vereador Leandro Tomazi (Avante), na sua live desta semana comentou a sessão extraordinária da Câmara Municipal, convocada para votar o projeto que transfere R$ 1,768 milhão para o Hospital Santa Rosa de Lima. “Sou favorável, mas isso é pouco em relação ao aumento dos gastos aos serviços de saúde devido à pandemia”, afirmou Tomazi. Mesmo com o repasse, a instituição enfrentará sérias dificuldades financeiras ao longo de 2021. Para falar mais sobre esse assunto, o Serra Negra na Roda convidou Tomazi para o programa desta semana, que será apresentado na quinta-feira, às 20 horas, na página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.
 

Churrasco na pandemia

Apesar do agravamento da pandemia em Serra Negra, que chegou registrar mais de 40 casos de infecção em um único dia, o ex-vereador Edson Marquezini recomendou em sua página no Facebook que seus amigos façam churrasco, visitem a sogra, o sogro e familiares para serem felizes. “Faça sua caminhada, visite sua família, leia um livro, organize um churrasco com pouca gente, jogue seu futebol, leve seus filhos passear, visite seu sogro e sogra, tome seu aperitivo, durma bastante, assista sua Netflix, enfim, aproveite, faça o que gosta, seja feliz”, afirmou. A recomendação, no entanto, foi alvo de críticas. “Não é hora de estimular encontros fora de casa. Precisamos nos conscientizar de que pode haver pessoas assintomáticas nesses contatos”, afirmou uma internauta.


Horário de funcionamento

O decreto municipal 5.143, editado no sábado, 23 de janeiro, além de seguir as determinações do Plano SP de combate à pandemia, que colocou todo o Estado na fase vermelha, a mais restrita, nos fins de semana, e depois das 20 horas, de segunda a sexta-feira, traz alguma novidades, específicas para Serra Negra. Uma delas é que os estabelecimentos comerciais deverão informar a prefeitura qual será o seu horário de funcionamento, que deve ser de no máximo 8 horas diárias. Esse horário deverá ser afixado na entrada do estabelecimento. Quem não informar a prefeitura deverá trabalhar das 12 às 20 horas.


Pontos turísticos fechados

O decreto proíbe o funcionamento de estabelecimentos turísticos e a abertura de pontos turísticos na cidade, destacando o Alto da Serra, Cristo Redentor, Parque Represa Dr. Jovino Silveira, Parque Represa Adib João Dib (Santa Lídia), Fonte Santo Agostinho, Fonte Santa Luzia e Ponto de Aluguel de Cavalos. Também proíbe a circulação de trenzinhos, quadriciclos e similares.


Sem esportes e bebidas

Outras proibições constantes no decreto são referentes à prática de esportes coletivos em quadras públicas e privadas e da piscina e academia municipais. Também veta o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e privados.


Multa pesada

Quem for pego descumprindo o decreto pode receber uma multa pesada: 100 Ufesp por dia, o correspondente a R$ 2.909. Em caso de reincidência, será aberto um processo administrativo que pode ocasionar a suspensão do alvará de funcionamento do infrator. O decreto vale até o dia 7 de fevereiro.


Transporte de estudantes

A Secretaria de Educação está fazendo um levantamento sobre o transporte de alunos universitários e de cursos técnicos que têm aulas em outras cidades. Pede que os estudantes se dirijam, a partir desta segunda-feira, 25 de janeiro, até o dia 29, ao Mercado Cultural, sede da secretaria, para preencher um pré-cadastro. O objetivo é replanejar e aprimorar o atendimento do transporte aos estudantes. Não será necessária a apresentação de documentos, bastando apenas informar a instituição de ensino onde estuda. Será obrigatório o uso de máscara. 





Viveiro de mudas

Pessoal da Frente de Trabalho da prefeitura esteve trabalhando quinta e sexta-feira, 21 e 22 de janeiro, na área do Viveiro Municipal, no Parque Represa Dr. Jovino Silveira, para que ele volte a funcionar, com cultivo, germinação e desenvolvimento de plantas e árvores até a altura de serem transplantadas. 


Arrecadação de alimentos

A prefeitura pretende lançar em fevereiro uma campanha de arrecadação de alimentos. “Com a falta do auxílio emergencial as pessoas já estão começando a passar dificuldades e não queremos que ninguém passe fome em Serra Negra”, disse o prefeito Elmir Chedid (DEM). Ele também quer tornar mais ágil o processo de cadastramento das pessoas mais necessitadas pelo Fundo Social e Secretaria de Assistência Social. Elmir vai tentar buscar recursos nas esferas estadual e federal para melhorar os serviços de atendimento aos mais carentes na cidade. Uma missão quase impossível, por causa da penúria dos cofres públicos.




Comentários

  1. Transporte de estudantes: não seria muito mais prático e, principalmente, seguro, se esse cadastramento fosse disponibilizado on line?

    ResponderExcluir
  2. Serra Negra e o Nazismo: Cautela e bom senso.
    Entraria o nazismo para as rotas turísticas de Serra Negra? R: Não.

    Infeliz esta abordagem da publicação, teriam a intenção de em associar a cidade e o trabalho de pessoas que visam tão somente dar ênfase a fatos históricos a uma ideologia repugnante como o nazismo? Nazismo é ideologia, movimento político.
    Fato histórico não é ideologia.
    E fatos históricos devem ser expostos sim.
    Oras bolas, a América do Sul e o Brasil (investigações apontam que aprox. 2.000 fugitivos nazistas baixaram por aqui)foram paradeiro de nazistas, alguns foram de fato "bem recebidos" outros passaram anos sem ser notados, identidades falsas, etc.
    Pedro Burini fez um grande trabalho investigativo sobre Menguele"o anjo da morte", reuniu material consistente que inpirou a produção da obra cinematográfica de Marcelo Felipe Sampaio, "na trilha dos ratos" e vejo com bons olhos o apoio e busca de incentivo que a vereadora Bárbara está realizando.
    O bom senso indica que não existe qualquer manifestação de "exaltação" ao nazismo ou a seus personagens.
    Logo, sem qualquer viés ideológico é legítima a ação da vereadora em prol da cultura, da informação, infelizmente um dos principais personagens históricos envolvidos não é digno de qualquer honraria, todavia não podemos omitir que esteve no Brasil (de certa forma ainda está, sua ossada está lá na USP), esteve em Serra Negra, Diadema, Caieiras... Poucos conhecem esta história a fundo.
    Isso não representa, de maneira alguma, apologia ou exaltação ao nazismo, portanto mostra-se descabido o questinamento ao final da publicação. Assim como o título da publicação. Faltou cautela e bom senso. Desejo sucesso a esta produção, que os responsáveis encontrem os apoios necessários, pela história, pelo conhecimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.