//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

   


Volta às aulas

Prefeitos da região ainda não chegaram a um acordo sobre a volta às aulas presenciais nas escolas da rede pública em fevereiro. Os chefes de Executivo de Serra Negra, Socorro, Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira, Jaguariúna e Holambra fizeram uma reunião virtual na quinta-feira, 14, para debater o assunto. O prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid, não se decidiu: “É preciso pensar em vários aspectos. Ao mesmo tempo em que é necessário o retorno das crianças, que estão há muito tempo em casa, às aulas, os números da pandemia estão avançando”, disse. 


De jeito nenhum!

Nas redes sociais, a possibilidade de os alunos retornarem às aulas não foi bem recebida. “Meu filho não volta de jeito nenhum! Antes da vacina, nada feito”, dizia um comentário. “Também não mando meu filho faço o que puder para ajudá-lo no estudo em casa mesmo”, dizia um outro. Esse foi o tom da maior parte dos comentários nas redes sobre o assunto.


Sessão extraordinária

A Câmara Municipal se reúne em sessão extraordinária nesta segunda-feira, 18 de janeiro, para votar o projeto de lei 01/2021, do Poder Executivo, que transfere R$ 1,76 milhão para o Hospital Santa Rosa de Lima, que podem ser divididos em quatro parcelas mensais de R$ 442 mil. Na sessão, os vereadores devem discutir também temas relacionados à pandemia na cidade, que já registrou quase 800 casos de contaminação, 10 óbitos e teve 35 novos casos em um único dia na sexta-feira, 15 de janeiro.


Panorama do covid-19

A médica ginecologista Daniela Biller promove neste domingo, 17 de janeiro, uma live em sua página do Facebook, às 15 horas, sobre covid-19. Vacina, reinfecção, mutação do vírus, tratamento e o cenário mundial da pandemia serão alguns dos temas tratados pela médica.
 

Promoção de ivermectina

Farmácias serranas têm se aproveitado do pânico provocado pelo aumento exponencial de covid-19 na cidade para vender vermífugos, como ivermectina, recomendado como tratamento precoce da doença pelo Ministério da Saúde, mas não indicado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).


Sem base científica

A SBI não recomenda o uso de qualquer medicamento para tratamento precoce, seja cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, nitazoxanida, corticoides, zinco, vitaminas, anticoagulantes ou ozônio por via retal e dióxido de cloro. Nota da entidade divulgada em dezembro de 2020 explica que os estudos clínicos randomizados até o momento não mostraram benefício e alguns desses medicamentos podem causar efeitos colaterais.


Automedicação

Tomar remédio sem prescrição médica não é uma novidade no Brasil. Pesquisa realizada em 2019 pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto DataFolha, constatou que 77% dos brasileiros fazem uso de medicação sem receita médica. O hábito favorece os negócios de farmácias que têm vendido o vermífugo até pelo WhatsApp. Para os especialistas, esse mau hábito também é responsável por uma das principais causas de intoxicação no país. É uma cultura que precisava mudar, mas a pandemia só a está reforçando.


Vermífugo x máscaras

Apesar de oferecer medicações preventivas com o argumento de que o covid-19 pode ser debelado na fase inicial e não evoluir para o estágio mais grave, o uso de máscaras não parece ser um equipamento importante para prevenir a doença. O Viva! Serra Negra recebeu reclamações de consumidores de que há balconistas e donos de farmácias atendendo os clientes sem máscaras. A denúncia deve ser feita diretamente à Vigilância Sanitária pelo telefone 3842-2005.


Bares lotados

A Vigilância Sanitária ainda não divulgou números sobre autuações em bares, restaurantes ou estabelecimentos comerciais por descumprimento de protocolos de segurança contra o covid-19. Mas além do uso inadequado das máscaras por trabalhadores e empresários, as cenas de desrespeito às normas são flagrantes. No sábado, 16 de janeiro, no horário do almoço, clientes se aglomeraram em bares da praça João Zelante para se proteger da chuva. Os que estavam à espera de uma vaga do lado de fora tiveram de invadir a parte interna. Manter dois metros de distanciamento dos clientes que ocupavam as mesas era impossível. Segundo informações de agentes da vigilância sanitária bares, restaurantes e festas devem ser os principais locais de contaminação dos serranos.


Conversa vai, conversa vem

O prefeito Elmir Chedid (DEM) tem gasto um bom tempo deste seu início de governo para conversar com representantes de diversos setores sociais. Na quarta-feira, 13, por exemplo, recebeu em seu gabinete os juízes de Direito Juliana Maria Finati e Carlos Eduardo Silos de Araújo, da 1ª e 2ª varas da Comarca de Serra Negra. Novamente, sua esposa, Deborah Molina Chedid, presidente do Fundo Social de Solidariedade, participou de uma atividade oficial. 


Parceria

No encontro com os juízes, Elmir Chedid realçou a importância da parceria entre os poderes em benefício dos cidadãos. “Neste início de governo tenho feito reuniões com lideranças de diferentes órgãos, pois o poder público precisa estar alinhado em todas as esferas para que a população seja bem atendida. É fundamental que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estejam em harmonia", disse. Seria bom, entretanto, que ele também ouvisse os principais atores sociais - o povo.


Promessas, promessas

O irmão gêmeo do prefeito Elmir Chedid, o deputado estadual Edmir Chedid (DEM), prometeu que o governo do Estado vai equipar as cidades da região, onde mantém sua base eleitoral, com uma expressiva quantidade de leitos de UTI. Só para o Circuito das Águas Paulista, informou, serão 15 "que deverão entrar em operação nos próximos dias", como escreveu em sua página do Facebook na quarta-feira, 13. Mas a maioria dos leitos vai mesmo para Bragança Paulista, governada pelo seu pai, Jesus Chedid (DEM), chefe de um poderoso grupo político e econômico. Por enquanto, são promessas. E político é especialista em promessas.


Carnaval clandestino

A preocupação da área médica de Serra Negra, depois que o calendário oficial de eventos de fevereiro foi cancelado, é sobre a realização de festas em chácaras e casas no dias de Carnaval. Aglomeração, todos sabem, é onde o coronavírus se sente mais à vontade. Por isso a proibição do aluguel desses imóveis na cidade. Mas a medida será inócua se não houver uma fiscalização intensa, algo que muitos serranos duvidam que ocorra, já que, até agora, não há notícia de punições para infratores das regras e protocolos sanitários.

Comentários