//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade


O novo secretariado

O prefeito Elmir Chedid vem nomeando seu secretariado por etapas. Mais cinco nomes foram divulgados no sábado, 2 de janeiro. Todos os novos nomeados já integravam a equipe do ex-prefeito Sidney Ferraresso. Alguns foram reconduzidos ao cargo que ocupavam até dezembro de 2020, quando foram exonerados no fim  da administração anterior. São eles:
 
Agricultura

O novo titular da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural é Divaldo Fernando De Santi, 50 anos, que acabou de deixar a Secretaria de Serviços Municipais da administração do ex-prefeito Sidney Ferraresso. Ex-vereador da Câmara Municipal de Serra Negra entre 2001 e 2004, De Santi já ocupou cargos na área de agricultura e agronegócios, como a Diretoria de Agricultura e Abastecimento de Serra Negra, entre 1994 e 1995, e a chefia da Divisão de Agronegócios de Bragança Paulista, entre 2001 e 2002.

Assistência Social

A psicóloga Daniele Brandini Pachioni Siloto, 37 anos, foi reconduzida ao cargo de secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, que ocupou até dezembro 2020. Funcionária pública concursada desde maio de 2011, Daniele já ocupou, entre outras funções, a coordenadoria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Serra Negra entre 2013 e 2016.

Saúde

O novo titular da Secretaria Municipal de Saúde é o advogado Ricardo Minosso, de 39 anos, que também integrou a equipe de trabalho do ex-prefeito Sidney Ferraresso. Até a semana passada, Minosso era responsável pela área de gestão de convênios da Secretaria de Obras e Infraestrutura de Serra Negra. Além de já ter sido titular da Saúde entre 2012 e 2016, Minosso foi secretário de Assistência e Desenvolvimento Social entre 2012 e 2013.

Governo

Lilian Franco Paoliello, 51 anos, foi reconduzida ao cargo de secretária de Governo, que ocupou entre 2017 e dezembro de 2020. Graduada em direito, Lilian, é funcionária de carreira desde 1996 da prefeitura de Jaguariúna, onde ocupou, entre outros cargos, o de diretora do Departamento de Licitações e Contratos.

Fazenda

Marcelo Estevan Albertini, 49 anos, também foi reconduzido ao cargo de secretário da Fazenda. Albertini esteve no comando da área da Fazenda nas últimas administrações municipais. Ele foi titular da pasta entre 2009 e dezembro de 2020, quando foi exonerado ao final da administração passada.

 
Hospital Municipal

O novo secretário da Saúde, Ricardo Minosso, teria aceitado o convite para assumir o cargo sob a condição de deixá-lo em 90 dias. Conhecedor da área, cuja pasta ocupou durante a administração do ex-prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi, o Bimbo (DEM), atual vice-prefeito, Minosso passou os últimos dias levantando informações sobre contratos firmados pelo Hospital Santa Rosa de Lima. Repetir a parceria entre prefeitura e hospital de sua administração anterior foi uma das promessas de campanha do prefeito Elmir Chedid (DEM) apresentadas na sabatina realizada durante a campanha eleitoral pelo Viva! Serra Negra.


Saúde em crise

Quem conhece a área da saúde, no entanto, aposta que Minosso deve permanecer no cargo de secretário. O prefeito Elmir Chedid terá dificuldade para encontrar outro nome para a área de maior interesse da população, que pode perder cerca de R$ 35  bilhões no Orçamento federal em 2021. A lei do teto do gasto restringe os investimentos, quando a expectativa é de aumento da demanda pelos serviços públicos, em virtude da pandemia e da crise financeira. Além dos pacientes de covid-19, deve crescer o atendimento a pacientes com sequelas da doença e de quem ainda mantém os planos de saúde, mas que pode trocá-los pelo SUS. 


O melhor vice, o mito e Deus 

Cada novo vereador teve direito a um pronunciamento de três minutos durante a cerimônia virtual de posse, transmitida pelo site da Câmara Municipal. As dificuldades do ano marcado pela pandemia de covid-19 e o prenúncio de um novo ano ainda difícil devido ao avanço da pandemia e a crise econômica permearam boa parte dos discursos, assim como os agradecimentos a Deus e a irmãos e pastores de igrejas que teriam ajudado a eleger alguns dos legisladores. O vice-prefeito que assumiu, Antonio Luigi Italo Franchi, o Bimbo, e o vice-prefeito que encerrou o mandato, Rodrigo Magaldi, receberam menções especiais. Bimbo foi chamado de mito pelo vereador Leonel Atanázio, e Magaldi, considerado o melhor vice-prefeito do Brasil pela mulher, Bárbara Regiani de Oliveira. Os vereadores que apoiam o prefeito prometeram fiscalizar, não o Executivo, mas os funcionários públicos. 

A seguir um resumo do que disse cada um dos vereadores: 

Ana Bárbara Regiani de Oliveira (DEM) destacou a presença feminina na atual legislatura, agradeceu a população de Serra Negra por tê-la adotado como cidadã serrana e fez um agradecimento ao marido, ex-vice-prefeito Rodrigo Magaldi, que foi, segundo a vereadora, o mais atuante do país. “Foi o vice-prefeito mais atuante em Serra Negra e do Brasil que eu conheço”, afirmou.

Anna Beatriz Vasconcelos Scachetti (PSD) ressaltou a diversificação da composição da Câmara, o que, segundo ela, fortalece a democracia. A vereadora agradeceu ao grupo político do candidato a prefeito de seu partido, Júnior Vitale (PSD). Ana Beatriz lembrou ainda que a inspiração para a vida política veio do pai, o ex-prefeito de Serra Negra entre 2001 e 2004, Paulo Roberto Scachetti.

Viviani Anibal Carraro (Avante) agradeceu aos pastores de sua igreja que se engajaram em sua eleição. Lembrou a crise da pandemia de covid-19, que afetou a educação e o turismo. Disse esperar que as mulheres façam a diferença na Câmara e fez muitos agradecimentos a Deus. “Deus não nos deixa desamparados", foi um deles. “Que Deus esteja com a gente porque sem ele não somos nada”, foi outro.

Beraldo Antonio Ramalho Cattini (PSC) também iniciou o discurso agradecendo a Deus e invocando Nossa Senhora Aparecida para iluminar sua caminhada.  Lembrou das inúmeras vezes que tentou uma cadeira na Câmara sem sucesso. Chamou o prefeito Elmir Chedid (DEM) de amigo e pediu que Deus abençoe Serra Negra e que o país possa vencer a pandemia de covid-19.

César Augusto Borboni (PSC) destacou a importância do início da vacinação para a retomada econômica do país e da cidade e a eleição de três mulheres para a Câmara Municipal. Prometeu trabalhar junto com o prefeito Elmir Chedid, fiscalizando os funcionários.

Eduardo Aparecido Barbosa (DEM) destacou as dificuldades de se eleger em um ano em que mais de 120 candidatos disputaram uma vaga na Câmara em meio à pandemia de covid-19. Lembrou que é seu terceiro mandato e que também vai trabalhar junto com o prefeito, fiscalizando os funcionários públicos.

Leonel Franco Atanázio (DEM) chamou o vice-prefeito Bimbo de “mito”. “Parabéns prefeito por estar junto com esse mito que é o Bimbo, uma pessoa que a gente tem de se espelhar e fazer a mesma caminhada.” Mas para isso lembrou que as pessoas têm de ser tementes a Deus e à família. “Família acima de tudo e Deus acima de todos”, afirmou.

Renato Pinto Giachetto (DEM) disse que os legisladores têm de ir até a população e não esperar que ela venha até a Câmara. Destacou a pandemia, que fez de 2020 um ano difícil, e que também dificultará 2021.

Roberto Sebastião de Almeida (Republicanos) destacou que todos os vereadores querem ter seu nome gravado na história de Serra Negra, mas que o Legislativo não pode ser subserviente. Também invocou Deus, citando a Oração de São Francisco, do qual é devoto. Lembrou ainda que 2021 será difícil devido à pandemia e à crise econômica.

Rosimar Gonçalves da Silva (Republicanos) parabenizou as mulheres, porque pela primeira vez viu a força feminina na política serrana. Mas disse que não tinha muito a dizer. Lembrou que é seu primeiro mandato, que tudo será novo. Agradeceu os irmãos da igreja que o ajudaram a se eleger e disse que quer crescer politicamente e se reeleger em 2024.

Wagner da Silva Del Buono (DEM) agradeceu ao grupo político liderado pela família Chedid e disse que vai trabalhar junto com o prefeito Elmir Chedid. Lembrou a população que pode contar sempre com ele. “Elmir, estamos juntos, vamos continuar juntos e vamos até o fim juntos”.


E a água?

Já aberto à visitação pública, depois de passar por uma reforma que custou cerca de R$ 250 mil e demorou oito meses, o Parque Fonte São Luiz, outrora um importante ponto turístico de Serra Negra, sente falta de um elemento essencial: a água. Não há mais fontes no local. E o canal que corta toda a sua extensão está vazio em alguns trechos. Além disso, também a cascata defronte da gruta secou. A prefeitura não conseguiu resolver um dos principais problemas do parque, que é trazer para ele água mineral das nascentes da região. É que esgotos clandestinos a contaminam. Segundo a prefeitura, a Sabesp foi chamada várias vezes para solucionar a questão, mas não fez nada a respeito.


Meia boca

Vários estabelecimentos comerciais ignoraram a proibição de funcionar e abriram as portas ao público sábado, 2 de janeiro, em Serra Negra. Alguns bares disfarçaram: como era permitido a entrega de comida na porta, recebiam ali mesmo os pedidos dos fregueses, que bebiam e comiam tranquilamente na rua. Outros nem isso fizeram. Como não existe fiscalização na cidade, o desrespeito é regra. O novo prefeito terá muito trabalho para convencer a população de que a pandemia não é uma brincadeira.


Lazer e documentos

Duas novidades aguardam os serranos nesta segunda-feira, 4 de dezembro. Quem tiver um tempo livre poderá conhecer um recorte de flora nativa, a Mata dos Fróes, na rua do Colorado Shopping. A área verde foi adquirida pela prefeitura, que a cercou e abriu trilhas para a visitação do público. Já quem está precisando resolver problemas de documentação conta agora com o Poupatempo, que passa a funcionar no imóvel do antigo Ganha Tempo, na Rua José Bonifácio, também perto do Colorado Shopping.


Comentários

  1. "Os vereadores que apoiam o prefeito prometeram fiscalizar, não o Executivo, mas os funcionários públicos." Começa mal o "novo" Legislativo de SN. Conceito primário e fundamental de qualquer parlamento democrático do mundo em qualquer nível: cabe ao Executivo fiscalizar o bom desempenho do funcionalismo em sua tarefa de atender bem ao público que lhe paga os salários; cabe ao Legislativo, também pago pelos cidadãos que o elegeram, o dever de fiscalizar o Executivo, também pago e eleito pela população da cidade. O resto é pizza amanhecida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.