//CIDADE// Prefeitura e Sabesp farão obras antienchentes no Centro

Região no entorno da Praça XV de Novembro sofre com constantes enchentes


A prefeitura pretende iniciar no dia 1º de fevereiro os trabalhos para buscar uma solução definitiva para as enchentes na Rua Capitão Francisco Pinto da Cunha e entorno da Praça XV de Novembro, no centro de Serra Negra. A obra será feita pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Serviços Municipais em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O secretário de Serviços Municipais, Divaldo De Santi, explicou que será necessário descobrir qual o problema naquela região. “Não sabemos o que vamos encontrar”, disse.  Lembrou que há um córrego passando sob a rua, “parte feita de tubos e parte de cambota". Segundo ele, "a Sabesp fez uma linha de esgoto no trecho”, e ele acredita que essa rede tenha afundado e com isso deve ter criado pontos ocos sob o piso.

Como não se sabe o que será necessário fazer, não há um prazo definido para a conclusão das obras.

A decisão sobre a parceria para a obra na Rua Capitão Francisco Pinto da Cunha foi definida em reunião entre o prefeito Elmir Chedid (DEM) e o gerente da Sabesp no município, Gilberto Tamelini.

O prefeito cobrou de Tamelini o cumprimento do contrato firmado em 8 de maio de 1998, entre prefeitura e Sabesp, pelo qual a companhia assumiu os serviços de coleta, tratamento e distribuição de água tratada, coleta, afastamento e tratamento de esgotos da cidade. Há muitas reclamações pela não instalação de esgotos nas áreas de extensão urbana (loteamentos afastados do centro) e vazamentos.

A concessão dos serviços de abastecimento de água, coleta e destino final de esgotos sanitários de Serra Negra ocorreu durante a primeira gestão de Chedid (1997-2000). 

Comentários