//ASSISTÊNCIA SOCIAL// Com menos doações, entidades buscam trabalho articulado

Deborah Chedid e Luiz Zamproni Galina: entidades assistenciais devem atuar conjuntamente

 

A presidenta do Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra, Deborah Aguilar Molina Abi Chedid, quer unificar os cadastros de beneficiários das entidades de assistência social do município. A finalidade da iniciativa é evitar duplicidade na oferta de cestas básicas e outros serviços que essas associações colocam à disposição da população. Além disso, um cadastro único, segundo ela, facilitaria ações que possam permitir, na maioria dos casos, apoio e treinamento para que os favorecidos não precisassem mais desse atendimento no futuro. 

Deborah apresentou essa proposta ao presidente do Conselho Particular da Sociedade São Vicente de Paulo, Luiz Zamproni Galina, responsável pelas cidades de Serra Negra e Lindoia. Galina disse que a ideia é boa e explicou que faz essa troca de informações com o Centro Espírita Joana D’Arc - representantes das entidades reúnem-se periodicamente para comparar listas de cadastrados e decidir quem ficará responsável por cada família, para que assim não ocorra a duplicidade no atendimento.

Deborah explicou que os órgãos dedicados à assistência social deveriam trabalhar em conjunto com os serviços públicos de educação, saúde e esportes. 

No encontro, Galina relatou as dificuldades pelas quais passa a Sociedade São Vicente de Paulo. Segundo ele, 2020 não foi um bom ano e a expectativa é de que 2021 não seja diferente. Ele contou que recebia muito apoio do Judiciário de Serra Negra e Lindoia, por meio de doações feitas a partir de acordos judiciais. Essa ajuda diminuiu já no ano passado e a entidade conseguiu se manter realizando campanhas. Os estoques para atender cerca de 80 famílias mensalmente que os vicentinos ajudam devem durar até o mês de abril.

O Fundo Social de Solidariedade também tem registrado decréscimo na doação de alimentos. Por isso a sua presidenta tem buscado a parceria com empresários da cidade.

A Sociedade São Vicente de Paulo atua em Serra Negra há 117 anos, tendo sido fundada em 23 de agosto de 1903.

Comentários