//SERRA NEGRA NA RODA// Trabalho voluntário estimula solidariedade e exercita a cidadania

Pici Dallari: “O aprendizado é brutal para o voluntário,
que aprende a lidar com coisas que você não saberia lidar"

O trabalho voluntário, que exige responsabilidade e disciplina, é uma forma de estimular a solidariedade, exercitar a cidadania e contribuir com a comunidade. Essa é uma das conclusões da conversa sobre voluntariado do Serra Negra na Roda, desta quarta-feira, 2 de dezembro, que teve como convidada a serrana Pici Dallari, presidenta do Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis.

“O voluntariado é como qualquer outro trabalho, o voluntário não pode aparecer apenas no dia que quer, senão não há projeto que vá para frente”, afirmou. 

Pici ressaltou que em projetos estruturados, com ações permanentes, de voluntariado, existem compromissos dos participantes e atitudes mais profissionais do que ações pontuais, como as que ocorreram no pós-pandemia, quando as pessoas se organizaram para arrecadar mantimentos e produtos básicos para as famílias que perderam renda com a desaceleração da atividade econômica.

Se o trabalho traz bem-estar à comunidade e às pessoas beneficiadas pelos projetos, o retorno em satisfação para o voluntário, destaca Pici, é infinitamente maior. “O aprendizado é brutal para o voluntário, que aprende a lidar com coisas que você não saberia lidar, como no caso do trabalho com idosos, a lidar com a morte”, explicou Pici.

Em Serra Negra há diversas iniciativas que promovem o serviço voluntário, entre as quais o projeto Quadradinhos de Amor, que deverá este ano confeccionar centenas de quadradinhos de crochê e tricô para enfeitar a principal árvores de Natal da cidade.

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari está preprando um programa de trabalho voluntário no qual profissionais de diferentes áreas deverão oferecer serviços gratuitos à população, em especial de baixa renda.

Abaixo, a íntegra do programa:


 

Comentários