//PANDEMIA// Melhor não fazer festa, mas se fizer, tenha cuidado



O aumento dos casos de infecção por coronavírus e de covid-19 no país não se trata apenas de um repique, segundo infectologistas. Os indicadores mostram um aumento evidente dos casos de infecção.

No dia 22 de dezembro o país registrava 7,3 milhões de casos, cerca de 1 milhão mais do que um mês atrás. O número de óbitos ultrapassa 188 mil.

O país tem registrado na última semana cerca de 60 mil novos casos por dia. Serra Negra segue a mesma tendência. Em único dia, segundo o boletim divulgado pela prefeitura no dia 22 de dezembro, foram registrados 13 novos casos.

A cidade até agora computou 542 casos de covid-19. Dos sete pacientes internados até terça-feira, 22 de dezembro, quatro estavam em leitos de UTI, número superior à capacidade de atendimento em unidades de terapias intensivas disponíveis para os pacientes serranos na região do Circuito das Águas Paulista.

Diante desse cenário nacional e local, a recomendação de infectologistas é que as pessoas evitem festas, viagens e aglomerações no Natal e Ano Novo, mas se decidir por festejar com amigos e familiares, algumas recomendações dos especialistas, como o doutor em microbiologia Atila Iamarino, podem reduzir o risco de contaminação. Saiba quais são:

- Quem está com sintomas, está esperando resultado de exames ou teve contato com quem estava com covid-19, não vá a festas;

- Se for fazer festa, faça ao ar livre, sem ar-condicionado e com distanciamento entre as pessoas e núcleos familiares;

- Usem as máscaras enquanto não estão comendo;

- Evite música alta para que as pessoas não tenham de gritar e evitar a transmissão por meio de saliva;

- Não faça a ceia todos ao mesmo tempo;

- Não faça fila para se servir. Ideal que tenha alguém servindo;

- Não use toalha de pano em banheiro;

- Use álcool gel sempre que pegar utensílios e colocar mão em superfícies;

- Limite o número de pessoas por ambiente, em especial no local onde a comida está sendo preparada;

- Evite bebida alcoólica, que pode levar a comportamento de risco;

- Condimentos e molhos devem ser servidos separados;

- Não compartilhe utensílios.

Comentários