//PANDEMIA// Mais uma morte na cidade. E o poder público inerte



Carlos Motta

Os casos de covid-19 em Serra Negra não param de aumentar. O boletim da prefeitura deste domingo, 13 de dezembro, informa a ocorrência de mais 11 pessoas infectadas com o novo coronavírus na cidade, além de mais uma morte, um homem de 76 anos, elevando o total de óbitos, desde o início da pandemia, para quatro. 

O total de casos registrados na cidade elevou-se a 484.

De ontem, sábado, 12 de dezembro, para este domingo, sete novos casos suspeitos foram anotados. 

Do dia 1º para este domingo, os casos confirmados já aumentaram 24,5% na cidade. A média de novos casos diários subiu para 7,3. 

Há 51 pacientes em isolamento domiciliar e quatro em isolamento hospitalar, dos quais dois em leitos de UTI.

Além desses pacientes, existem 168 pessoas suspeitas de terem contraído a doença, que estão isoladas em suas residências, e uma em isolamento hospitalar.

Na quinta-feira, 10 de dezembro, representantes da prefeitura se reuniram com lideranças empresariais para decidir sobre ações visando conter o aumento de casos de covid-19 na cidade.

Essas ações, no entanto, dificilmente terão algum efeito prático, pois se restringem a distribuição de folhetos educativos, álcool em gel, conversas com transeuntes e visitas ao comércio.

Nada foi acertado no que se refere a intensificar a fiscalização de bares, restaurantes, academias de ginástica, salões de beleza e barbeiros e templos religiosos, locais mais prováveis para a disseminação do novo coronavírus.

A prefeitura também não tomou nenhuma medida para impedir a vinda de ônibus de excursão e tampouco fechou quadras e campos esportivos, que continuam a ser usados pela população, como se a pandemia já tivesse terminado.

O uso de máscaras de proteção facial, medida obrigatória e que sujeita os infratores a multa, a mais corriqueira providência para impedir o contágio do covid-19, é raridade no município.

A 18 dias do término de mandato, o prefeito Sidney Ferraresso (DEM) parece ter desistido de tomar qualquer providência que ao menos diminua o ritmo de propagação da doença.

A titular da Secretaria de Saúde está em gozo de férias.

Serra Negra corre o sério risco de entrar em 2021 com seu sistema de saúde em colapso e com a sua população cada vez mais doente.

Comentários