//OPINIÃO// O estranho caso do vírus que tirou folga no domingo




Carlos Motta

O quadro informativo da prefeitura sobre a pandemia do covid-19 deste domingo, 27 de dezembro, no site e na página do Facebook oficiais, é o mesmo de sábado, 26 de dezembro. É como se o vírus tivesse tirado folga, aproveitado o feriadão de Natal para descer a serra. 

O relatório diário, porém, aponta a ocorrência de mais 9 casos em Serra Negra - é uma prova de que os responsáveis pela divulgação das informações ou cometeram um erro, na melhor da hipóteses, ou agiram com dolo, na pior.

Seja como for, o fato é grave.

Mostra não só o pouco caso do poder público municipal no que diz respeito à informação, em meio à maior crise sanitária vivida pelo planeta em mais de um século, mas também a falta de transparência em assunto da maior importância.

O quadro foi publicado na noite de domingo e até este momento, manhã de segunda-feira, mais de 12 horas depois, continua lá, embora internautas tenham alertado para o erro poucos minutos após a sua divulgação.

Ora, se não foi corrigido tantas horas depois, é sinal de que a prefeitura julga que as informações estão corretas.

E se ela age assim, não retificando informações erradas, o público passa a ter inteira liberdade para duvidar de qualquer coisa que saia nos canais oficiais.

Informação é uma área prioritária numa sociedade democrática.

Deve ser tratada com extremo zelo.

No caso de uma prefeitura, esse cuidado tem de ser redobrado. Afinal, ela, em muitos casos, é a fonte primária das notícias sobre a cidade.

Claro que não existe erro zero.

Corrigi-lo, porém, é uma obrigação. 

Quem não o faz age de maneira antiética - para não dizer criminosa.

P.S.: Depois da publicação deste texto a prefeitura colocou a seguinte observação no quadro de domingo sobre a pandemia, em sua página do Facebook: *ATENÇÃO: no domingo, 27/12, foram mantidos os dados e a próxima atualização será nesta segunda-feira, 28/12, contabilizando também casos do dia anterior.

Comentários