//NOTAS SERRANAS// Tudo o que você precisa saber sobre a sua cidade

 



Nepotismo

O vereador Edson Marquezini (PSC) comparou a contratação de funcionários em sua empresa com a admissão de servidores em cargos de confiança na administração municipal. “Se quiser contratar um engenheiro, um serralheiro, de fora, eu tenho o direito de contratar na minha empresa quem eu quiser e quem vai me dar melhor resultado”, afirmou. O prefeito, segundo o vereador, também tem de ter essa liberdade de escolha. “Não importa se é parente do prefeito, se é sangue, se não é sangue, se é de fora”, salientou.


Leis antigas

Marquezini foi um dos oito vereadores que aprovaram a revogação de duas leis promulgadas no ano 2000. Foram revogadas a Lei nº 2.532, de março de 2000, e a Lei nº 2.539, de 9 de junho de 2000. Ambas foram aprovadas com o objetivo de impedir a contratação de parentes e amigos para cargos de comissão, além de combater o nepotismo e estimular a admissão de profissionais residentes em Serra Negra.


Secretário de fora

A revogação da lei que proibia a prefeitura de contratar não residentes em Serra Negra já tem efeito prático. O novo prefeito, Elmir Chedid (DEM), informou que o seu secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico será Carlos Alberto Tavares de Toledo, que exerceu cargo semelhante na vizinha Socorro durante longos 16 anos - de 1997 a 2013 -, e atualmente é diretor consultivo da Associação dos Municípios com Interesse Turístico do Estado de São Paulo. Quem sabe ele consiga dinamizar um dos setores econômicos mais importantes para a cidade. 


Troca troca

O vereador Ricardo Fioravanti (PDT), que durante os quatro anos de legislatura criticou a atual administração, foi um dos votos favoráveis à revogação das leis do nepotismo e da contratação de não residentes em Serra Negra. Esse e outros votos do vereador a projetos do Executivo nas semanas seguintes às eleições suscitaram dúvidas entre os colegas da Câmara sobre sua mudança de lado em relação ao grupo político liderado pela família Chedid, que administra a cidade há 12 anos - e vai administrar por mais quatro. Alguns vereadores estão se perguntando se Fioravanti já não havia mudado de lado antes das eleições e se sua aproximação da coligação encabeçada por Júnior Vitale já não seria uma estratégia para enfraquecer a oposição. Sem mandato, já que não se reelegeu, o apoio político de Fioravanti não vai fazer diferença nos próximos quatro anos. 




Fonte seca

O vereador Renato Giachetto pediu à prefeitura para que faça, com urgência, uma reforma geral na Fonte Santa Catarina, no Campo do Sete, "devido aos inúmeros pedidos dos moradores daquele populoso bairro". O local hoje é depósito de lixo. Já a Fonte Sant'Anna, no loteamento Sonho Verde, reaberta recentemente, volta e meia serve de dormitório para sem-tetos.


Fanfarra

Outro pedido de Giachetto ao Executivo diz respeito à possibilidade de se conceder algum incentivo ou patrocínio para o Projeto de Continuidade da Banda de Percussão Marcial Fanjov. A fanfarra é um dos pontos altos da arte musical serrana.


Autismo

Giachetto também se lembrou das crianças que têm autismo. Na última sessão do ano e da atual legislatura, solicitou que a prefeitura estude a possibilidade de criar na cidade um centro de apoio às crianças portadoras dessa síndrome.


Lixo reciclável

O mesmo Giachetto fez outro pedido à prefeitura que seria, se concretizado, de muita importância para o meio ambiente da cidade: ele quer que sejam instaladas mais lixeiras para coleta de lixo reciclável, tanto nos bairros e como na área central, "principalmente em pontos estratégicos, escolas, próprios públicos e locais de grande movimentação". 


Aplausos a quem não fica

O vereador reeleito Leo da Ambulância pediu que fossem consignados em ata votos de congratulações a todos os seus colegas que não farão parte da próxima legislatura: Felipe do Tó, Paulo Giannini, Leandro Pinheiro, Edson Marquezini, Zé Tegão e Ricardo Fioravanti, o Toco. Segundo ele, todos prestaram "relevantes e profícuos trabalhos legislativos realizados durante a sua vereança junto à Câmara Municipal de Serra Negra, que com toda certeza contribuíram para o desenvolvimento do Município de Serra Negra e beneficiaram diretamente toda a população". 


Socorro na vanguarda

Sugestão feita aos comerciantes locais em diversas ocasiões pelo Viva! Serra Negra foi adotada pela vizinha Socorro: os lojistas de lá criaram um portal na internet para vender os seus produtos. O endereço é compreemscorrro.com.br. As lojas online são um canal extremamente barato e eficiente de vendas. Com a pandemia o comércio eletrônico ganhou um notável impulso no Brasil. Serra Negra não deu nem os primeiros passos para se atualizar nessa direção. Os comerciantes locais estão, nesse ponto, três décadas atrasados.


Retrocesso

Pelo andar da carruagem, o governador João Doria (PSDB) não terá alternativa a não ser colocar as regiões do Estado na fase vermelha do Plano SP, que regula o funcionamento do comércio e setor de serviços nesta pandemia do covid-19. Os comerciantes de Serra Negra, principalmente os donos de bares e restaurantes, que não têm dado a mínima para os protocolos e regras da fase amarela, no qual a cidade se encontra, não poderão reclamar se vierem mais restrições ao funcionamento de seus negócios. Quem brinca com fogo acaba se queimando. 


Sem dinheiro

Já é visível a queda de movimento no comércio da cidade. O dinheiro do auxílio emergencial, que desafogou a vida de um terço da população serrana, está no fim - ou acabou. O que segura um pouco o faturamento dos comerciantes é o Natal e a vinda de turistas para as festas de fim de ano. Há relatos de queda de até 70% no movimento de algumas lojas. Se este ano foi ruim, 2021 tem tudo para ser péssimo.


Realismo

Essa perspectiva de um ano novo dificílimo para todos foi apontada pelo prefeito eleito, Elmir Chedid (DEM), em seu discurso na solenidade virtual de diplomação. Ele informou que tanto ele quanto a população vão enfrentar tempos duros - afirmação bem diferente da que fez no debate promovido pelo Viva! Serra Negra, de que a economia brasileira estava se recuperando em "V", ou seja, em ritmo acelerado.


Penúltimo lugar

Serra Negra ficou em penúltimo lugar no ranking do Programa Município Verde Azul entre as nove cidades do Circuito das Águas Paulista. O programa foi criado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado em 2007 e tem o  propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Socorro foi o município mais bem posicionado da região e Monte Alegre do Sul, o último. Entre os 645 municípios do Estado, Serra Negra ficou na 362ª posição.


Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.