//FALA, CIDADÃO// Leitora quer saber quantos testes de covid-19 já foram feitos


 

A leitora Danyelly Zuanazzi Civera enviou ao Viva! Serra Negra alguns questionamentos sobre os dados epidemiológicos sobre o covid-19 no boletim diário divulgado pela Prefeitura de Serra Negra. 

A leitora diz que gostaria de interpretar melhor os dados referentes aos testes realizados. Para tanto, faz as seguintes ponderações e questões.

"O total de notificações corresponde ao total de testes realizados? No site da prefeitura diz que em setembro foram testados 989 funcionários municipais, portanto, acredito que o número de notificações não corresponde ao número de testes. A informação da quantidade de testes realizados é de suma importância. Quantos testes de covid-19 já foram realizados em Serra Negra?" 

As perguntas foram encaminhadas à assessoria de imprensa da prefeitura, que enviou duas notas. 

Uma delas informa que os suspeitos que procuram os serviços de saúde são notificados. As testagens seguem o protocolo do Ministério da Saúde.

O Viva! Serra Negra reforçou o questionamento da leitora a respeito dos dados nominais em relação aos testes realizados desde o início da pandemia e obteve a seguinte resposta:

"Nós temos um levantamento que é compartilhado com o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Porém, há testes que são realizados por particulares e somos informados apenas quando os casos são positivos. A Secretaria de Saúde garante que todo o protocolo do Ministério da Saúde está sendo seguido no que diz respeito aos testes e ao monitoramento dos pacientes confirmados ou suspeitos."  

Comentários