//ANÁLISE// O sucesso de Bolsonaro e as pessoas nos lixões

                                                                                  


Fernando Pesciotta


Corre nas redes sociais o vídeo do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmando, em solenidade no Palácio do Planalto, que não sabia da existência de milhares de pessoas vivendo em torno dos lixões espalhados pelo Brasil.

Ele disse que descobriu isso há três semanas, quando foi levado a visitar alguns lixões. “O que a gente viu é algo que eu nunca tinha pensado que existisse. Pessoas morando nos lixões, e vivendo no chorume", declarou.

A declaração do presidente do banco mais popular do País é chocante e reveladora. Comprova que esse governo não conhece o Brasil e despreza os brasileiros. Acha que o mundo gira em torno de bolsonaristas e exige que todos sejamos como eles.

Guimarães é ex-executivo da OAS e casado com a herdeira da construtora. A OAS é uma das empresas cujo corpo diretivo fez acordo com Sérgio Moro para ajudar a construir a versão que levou Lula a ser impedido de disputar a eleição de 2018.

Pouco depois da declaração de Guimarães, Jair Bolsonaro usou as redes sociais para confirmar que não está nem aí para as mais de 175 mil mortes de brasileiros pelo coronavírus.

“Tudo o que eu falei deu certo”, afirmou. Sucesso total, matou milhares.

Para combater a pandemia, nada além das falácias. Enquanto isso, a doença avança. Nesta quinta-feira, 3 de dezembro, o Brasil teve o maior número de contágios desde agosto, com 776 mortos em 24 horas. No total, são mais de 175 mil vítimas fatais. E o presidente se vangloriando.

Covid no mundo

A pandemia ganha força em todo o mundo, mas os países reagem, têm líderes que tomam decisões em favor da vida de seus cidadãos. E muitas vezes as medidas são duras.

O governo italiano proibiu viagens no Natal e Ano-Novo. A restrição vai vigorar em todo o país entre os dias 21 de dezembro e 6 de janeiro.

Espanha e Reino Unido fizeram recomendações para as festas, mas sem restrição de viagem.

Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel anunciou que o lockdown foi estendido até 10 de janeiro. As restrições, que voltaram em 2 de novembro, deveriam durar quatro semanas e já haviam sido estendidas até 20 de dezembro.

Por outro lado, nos EUA, onde há outro insano no poder, já são mais de 3.100 mortos por dia, passando para um total de 273,8 mil. Os EUA têm mais de 100 mil hospitalizados, recorde nessa pandemia.

A Rússia promete começar a vacinação neste sábado, 5 de dezembro. França e Grã-Bretanha, na semana que vem.

Milhões para a rede do mal

O governo tem uma estrutura milionária para manter o esquema de fake news e versões mentirosas. Conforme apuração da Polícia Federal, os chamados youtubers do gabinete do mal recebem mais de R$ 100 mil por mês cada um para dar vazão a versões de interesse do Planalto.

Há envolvimento direto da família Bolsonaro nesse esquema criminoso. Ainda segundo a PF, Carlos Bolsonaro é citado 43 vezes no inquérito que apura ações terroristas desses youtubers contra o STF.
 
 ---------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com

Comentários