//POLÍTICA// Turismo, prioridade de Viviani Carraro na Câmara Municipal

Viviani: "Nós mulheres somos mais centradas
e sensíveis aos problemas de nosso povo"


Salete Silva

Eleita com 252 votos pela coligação da oposição “Tudo Novo de Verdade”, encabeçada por Marcos Bueno (Republicanos), a nova vereadora Vivani Carraro (Avante), tem o turismo como tema do primeiro projeto que planeja apresentar na Câmara Municipal.

Viviani pretende incentivar as secretarias de Educação e de Turismo na criação de um curso de atendimento ao turista, destinado aos profissionais que já atuam na área e aos serranos que pretendem se especializar no setor.

“Assim, os profissionais do turismo poderão atender melhor nossos turistas, passando a fornecer, além de um ótimo atendimento, informações sobre nossa cidade”, disse a nova vereadora.

Graduada em pedagogia e pós-graduada em educação infantil e educação especial, Viviani foi servidora concursada da rede de educação do município por 32 anos, ocupando cargos de professora, diretoria de escola e diretora do plano de carreira do Magistério. Está aposentada há três anos.

Além da educação e do turismo, a nova vereadora pretende dar atenção especial à causa animal e ao meio ambiente. “De forma interligada”, ressaltou.

Viviani considera que a eleição de três mulheres na Câmara Municipal é reflexo da maior conscientização dos serranos em relação à importância da mulher no cenário político municipal. Mas as questões de cor, raça ou credo, ela avalia, não influenciaram os resultado das eleições.

“As questões de cor, raça ou credo nada têm a ver com os resultados dessas eleições e sim com a proposta de cada candidato”, disse a vereadora eleita. Para Viviani, as mulheres vão fazer diferença na Câmara. “Eu creio que nós mulheres somos mais centradas e sensíveis aos problemas de nosso povo”, afirmou.

A seguir, a íntegra da entrevista:

Viva! Serra Negra - Como você avalia a opção do eleitor nessas eleições pelo voto feminino em Serra Negra?

Viviani - Nessas eleições pude observar que os eleitores estão tomando consciência da importância da mulher no cenário político municipal.

Viva! Serra Negra - Qual será seu primeiro projeto apresentado pretende na Câmara?

Viviani - Incentivar, junto às secretarias de Educação e de Turismo, a realização de um curso de atendimento ao turista, para os profissionais que já atuam nessa área e para incentivar futuros profissionais de turismo a se capacitarem. Assim, os profissionais do turismo poderão atender melhor nossos turistas, passando a fornecer, além de um ótimo atendimento, informações sobre nossa cidade.

Viva! Serra Negra - Quais são os temas que devem receber mais atenção na sua legislatura?

Viviani - Educação, saúde, turismo, proteção/cuidados com os animais e meio ambiente, de forma interligada.

Viva! Serra Negra - Como você avalia a situação da mulher na sociedade brasileira e em particular em Serra Negra?

Viviani - Dia a dia a mulher vem encontrando seu espaço de igualdade em diversos setores de nossa sociedade, e eu espero que isso cresça cada vez mais. Acredito que minha eleição, junto com as minhas colegas, é um importante sinal de avanço nessa questão.

Viva! Serra Negra - Quais são as suas prioridades em relação às mulheres e  qual será a diferença que poderá fazer para Serra Negra uma Câmara com três cadeiras ocupadas por mulheres?

Viviani - Minha expectativa é a de uma Câmara Municipal mais humana e determinada em ouvir nossa população para, em conjunto com o Executivo, buscar soluções para os problemas encontrados em nossa cidade.

Viva! Serra Negra - Apesar de ter eleito três mulheres numa eleição, fato inédito em Serra Negra, o eleitor serrano não elegeu nenhum homem negro ou mulher negra. Qual é a sua avaliação sobre isso?

Viviani - Acredito que cor, raça ou credo nada têm a ver com os resultados dessas eleições e sim com a proposta de cada candidato.

Viva! Serra Negra - Você acha que a presença de três mulheres agora nas sessões semanais da Câmara pode fazer diferença? De que forma? O que a presença feminina pode alterar nas sessões da Câmara?

Viviani - Sim, pode e vai fazer a diferença. Eu creio que nós mulheres somos mais centradas e sensíveis aos problemas de nosso povo. Unidas poderemos realizar um trabalho de muito respeito aos nossos colegas vereadores.

Viva! Serra Negra - Qual é a sua avaliação sobre o trabalho realizado pela Câmara nesses quatro anos?

Viviani - Foi bom, tivemos vereadores que se preocuparam em dar o seu melhor para ajudar nossa cidade e nossa população.

Viva! Serra Negra - Os movimentos feministas ganharam força nos últimos anos, assim como têm sido alvos de críticas de alas mais conservadoras da sociedade, incluindo da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Qual é a sua opinião sobre o feminismo?

Viviani - Durante toda a História, a mulher sempre lutou para conquistar seu espaço, seu lugar de direito, de igualdade, junto aos homens. Ao meu ver, existem muitas mulheres mais capazes do que muitos homens e vice-versa. Somos iguais, com os mesmos sentimentos e capacidades, então devemos ter os mesmos direitos.

Viva! Serra Negra - E o seu partido, qual é o posicionamento dele em relação às mulheres?

Viviani - Os membros do meu partido foram meus maiores incentivadores nesta eleição. Nos trataram como iguais, não fazendo diferença entre nenhum dos candidatos. Acredito que para eles é um orgulho ter colaborado para a eleição de uma mulher como vereadora de Serra Negra.

Viva! Serra Negra - Como será o seu relacionamento com as demais mulheres da Câmara, sendo que uma delas é da bancada de apoio a Elmir Chedid. Vocês terão bandeiras comuns?

Viviani - Por Anna Beatriz tenho um carinho especial, pois convivi com sua mãe e seu pai quando ele foi prefeito. Ocupei cargo de diretora de escola em sua gestão. Vi Anna Beatriz crescer e se tornar uma mulher capaz e determinada a lutar por Serra Negra. Creio que sua eleição como vereadora é apenas o início de sua carreira política. Quanto à Bárbara, trabalhei com ela quando fui diretora do plano de carreira do Magistério. Pude ver que é uma mulher guerreira e determinada, creio que será uma ótima vereadora e acredito que nossos relacionamentos serão excelentes, pois, tenho certeza que iremos lutar pelo melhor para nossa amada Serra Negra.

Comentários