//POLÍTICA// Serra Negra na Roda debate a campanha eleitoral



Salete Silva


Como trabalha o jornalista numa campanha eleitoral de uma cidade com menos de 30 mil habitantes, em que os moradores se conhecem e que ou social ou economicamente os habitantes mantêm algum vínculo com os candidatos?

Como analisar com isenção o programa de governo, as ideias, os interesses de cada um dos candidatos sem se deixar levar pelo grau de amizade, de afinidade ou de parentesco com os candidatos?

É um desafio que só é possível vencer com profissionalismo e coragem de colocar o dedo nos interesses políticos e econômicos, independentemente do impacto disso na vida pessoal e nas relações sociais com os cidadãos e políticos serranos.

É impossível imparcialidade diante de promessas do candidato do grupo político que não conseguiu entregar boa parte do que prometeu em anos de governo.

Também não tem como não se indignar com programas de governos absolutamente semelhantes ao que vêm sendo feito há anos na cidade sem novidades e propostas que tornem o município mais inclusivo e social e economicamente mais justo.

Também não dá para deixar de ter um olhar crítico sobre candidatos sem experiência política e infraestrutura partidária necessárias para conduzir uma administração municipal. Apelam para os ataques pessoais e denúncias, nem sempre comprovadas, que tumultuam o cenário eleitoral.

É um desafio tanto para a realização da cobertura jornalística pelos profissionais como para o cidadão serrano fazer uma escolha no próximo dia 15 de novembro. É difícil avaliar os candidatos até mesmo para quem acompanha atentamente as propostas e a campanha eleitoral de cada candidato.

Pensando nisso, o Serra Negra na Roda, na próxima quarta-feira às 20 horas, vai discutir as eleições municipais na cidade. O debate realizado pelo Viva! Serra Negra entre os candidatos à prefeitura já deu uma ideia do que esperar de cada um.

Durante o programa, os jornalistas vão falar sobre sua impressão em relação à campanha eleitoral e vão contar com a participação do historiador serrano Felipe Pereira, que fará também sua análise sobre o cenário eleitoral em Serra Negra.

Os serranos poderão manifestar sua opinião a respeito da campanha eleitoral no município. Participe com a gente desse debate, acessando a "live", na página da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

Contribuir para uma discussão democrática é o principal objetivo dessa próxima edição do Serra Negra na Roda.

Como jornalista, acredito que a participação dos serranos neste debate vai contribuir para o aperfeiçoamento do nosso trabalho de informação e para consolidar o exercício de um jornalismo democrático em Serra Negra.

Comentários