- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Os cones fornecidos pela prefeitura para a montagem das árvores de Natal
Salete Silva
O ano de 2020 passou rápido e muitas tradições e comemorações foram adiadas devido à pandemia. As crocheteiras do grupo Quadradinhos de Amor de Serra Negra não vão deixar que o espírito natalino seja também ofuscado pelo covid-19. As artesãs convidam os serranos a montarem juntos uma árvore de Natal decorada com quadradinhos de crochê e tricô.
A ideia foi abraçada pelo Conselho Municipal de Turismo de Serra Negra (Comtur) e pela administração municipal, que vai ceder um cone com cerca de 4 metros de altura para que seja ele decorado com quadradinhos que serão produzidos pelas voluntárias do grupo e por todos os serranos que desejarem participar da iniciativa.
"É uma forma de agradecer com nossos pontos de crochê e tricô, tecidos com muito amor, tudo o que Serra Negra nos proporciona. Estamos projetando uma árvore de quadradinhos bem coloridos com lãs doadas para esse fim”, disse a artesã Mônica Conti Lopes, uma das organizadoras da inciativa.
A confecção da árvore de Natal enfeitada com quadradinhos de crochê em Serra Negra foi inspirada no trabalho do grupo Crocheamigas, de Petrópolis, que em 2019 confeccionou a árvore da cidade.
Mônica explica, no entanto, que a decoração da árvore com crochê e tricô já foi adotada em diversas partes do mundo. “Queremos com isso também incentivar e valorizar o fazer artístico e o trabalho artesanal”, salientou.
O cone será fornecido pela Prefeitura, que vai reaproveitar o material usado na árvore feita em anos anteriores com material reciclável de garrafas pet.
Participar, seja com a doação de lã ou a confecção dos quadradinhos, a artesã explica, é uma forma de contribuir para o espírito natalino, que todos os anos se inicia com a montagem da árvore de Natal.
“Se não estivéssemos no meio de uma pandemia, a árvore poderia realmente ser confeccionadas com a participação das crocheteiras e tricoteiras na praça, numa ação coletiva”, lamentou Mônica.
Quem quiser participar pode confeccionar quadradinhos coloridos de crochê e tricô, no tamanho de 20x20 cm. O ponto de entrega dos quadradinhos confeccionados é a Sapataria Godoy, localizada na Rua 9 de julho, 83, no Centro.
O grupo esclarece que a lã para as mantas não será usada nesta campanha. Mas aceita doações de lã especialmente para a confecção da árvore de Natal. Comerciantes estão se organizando para comprar a lã e definir os prazos de entrega dos quadradinhos e confecção da árvore.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.