//CIDADE// Quadradinhos de Amor prepara árvore de Natal de crochê e tricô

Os cones fornecidos pela prefeitura para a montagem das árvores de Natal


Salete Silva

O ano de 2020 passou rápido e muitas tradições e comemorações foram adiadas devido à pandemia. As crocheteiras do grupo Quadradinhos de Amor de Serra Negra não vão deixar que o espírito natalino seja também ofuscado pelo covid-19. As artesãs convidam os serranos a montarem juntos uma árvore de Natal decorada com quadradinhos de crochê e tricô.

A ideia foi abraçada pelo Conselho Municipal de Turismo de Serra Negra (Comtur) e pela administração municipal, que vai ceder um cone com cerca de 4 metros de altura para que seja ele decorado com quadradinhos que serão produzidos pelas voluntárias do grupo e por todos os serranos que desejarem participar da iniciativa.

"É uma forma de agradecer com nossos pontos de crochê e tricô, tecidos com muito amor, tudo o que Serra Negra nos proporciona. Estamos projetando uma árvore de quadradinhos bem coloridos com lãs doadas para esse fim”, disse a artesã Mônica Conti Lopes, uma das organizadoras da inciativa.

A confecção da árvore de Natal enfeitada com quadradinhos de crochê em Serra Negra foi inspirada no trabalho do grupo Crocheamigas, de Petrópolis, que em 2019 confeccionou a árvore da cidade.

Mônica explica, no entanto, que a decoração da árvore com crochê e tricô já foi adotada em diversas partes do mundo. “Queremos com isso também incentivar e valorizar o fazer artístico e o trabalho artesanal”, salientou.

O cone será fornecido pela Prefeitura, que vai reaproveitar o material usado na árvore feita em anos anteriores com material reciclável de garrafas pet. 

Participar, seja com a doação de lã ou a confecção dos quadradinhos, a artesã explica, é uma forma de contribuir para o espírito natalino, que todos os anos se inicia com a montagem da árvore de Natal.

“Se não estivéssemos no meio de uma pandemia, a árvore poderia realmente ser confeccionadas com a participação das crocheteiras e tricoteiras na praça, numa ação coletiva”, lamentou Mônica.

Quem quiser participar pode confeccionar quadradinhos coloridos de crochê e tricô, no tamanho  de 20x20 cm. O ponto de entrega dos quadradinhos confeccionados é a Sapataria Godoy, localizada na Rua 9 de julho, 83, no Centro.

O grupo esclarece que a lã para as mantas não será usada nesta campanha. Mas aceita doações de lã especialmente para a confecção da árvore de Natal. Comerciantes estão se organizando para comprar a lã e definir os prazos de entrega dos quadradinhos e confecção da árvore. 

Comentários