//CIDADE// Empresários querem testar horário ampliado de comércio



Salete Silva


Entidades representativas do comércio, bares, restaurantes e rede hoteleira de Serra Negra propõem aos lojistas da cidade que nos dias 4 e 5 de dezembro estendam o horário de funcionamento até as 21 horas.

O objetivo é realizar um teste piloto para saber qual é o impacto no faturamento do funcionamento do comércio nesse horário noturno. Técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP, vão acompanhar o movimento e fazer a medição e aferição entre vendas e custos.

Se o teste apresentar resultado positivo com vantagens financeiras, a ideia é estender o horário de funcionamento das lojas nas vésperas de Natal e realizar uma ampla campanha de divulgação para atrair mais consumidores para o comércio de Serra Negra.

A proposta conta com a iniciativa e o apoio da Associação dos Hotéis e Restaurantes de Serra Negra (Ashores), Comércio Forte e Associação Comercial Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia). 

O teste piloto seria realizado neste fim de semana devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, quando os hotéis devem atingir 80% de sua capacidade e a cidade provavelmente terá grande movimento de turistas.  

Mas os representantes das entidades decidiram, em reunião realizada na tarde de quinta-feira, 19 de novembro, adiar o teste para o início de dezembro, com o objetivo de melhor promover a divulgação da proposta e com isso contar com maior adesão dos comerciantes.

Entre os argumentos que embasam a proposta das entidades empresariais destacam-se duas. Uma delas é a de que estudo realizado pela Fipe revela que Serra Negra pode se tornar a primeira cidade no Circuito das Águas Paulista a oferecer o diferencial do comércio noturno aos turistas e consumidores da região.

A outra é que a extensão do horário pode estimular a contratação de trabalhadores extras, em especial jovens com idade de 18 a 25 anos que seriam os mais prejudicados em Serra Negra pelo aumento do desemprego no pós-pandemia. 

Os organizadores marcaram uma reunião para o dia 25 de novembro, às 14 horas, para acertar os detalhes da ação e ouvir os lojistas interessados em se manifestar sobre a iniciativa. O encontro será na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, localizada na rua Ariovaldo Viana, 99, Centro.


Comentários