//ELEIÇÃO// Como o próximo prefeito vai escolher as diretoras da rede de ensino?

Os quatro candidatos Eduardo Canhassi, Elmir Chedid, Junior Vitale e Marco Bueno


A quarta pergunta feita aos candidatos à Prefeitura de Serra Negra no debate promovido pelo Viva! Serra Negra foi sobre a nomeação das diretoras da rede municipal de ensino: “A escolha das diretoras das escolas municipais é uma prerrogativa do Executivo, mas os salários desses cargos são pagos com recursos do Fundeb, o fundo criado para promover o desenvolvimento da educação nos municípios. Vocês pretendem manter a escolha desses cargos da mesma forma como é hoje?”

Junior Vitale (PSD/Solidariedade/Podemos/PDT), o primeiro a responder, parabenizou os profissionais da educação pelo trabalho realizado durante a pandemia. Ele disse que pretende manter os critérios estabelecidos pelo plano de carreira da área da educação.

“Temos de escolher as pessoas capacitadas, respeitando o plano de carreira que já existe na educação, um plano que aliás deveria ser ampliado para todo a prefeitura, porque é só com expectativa de crescimento que as pessoas evoluem e com isso vamos melhorar a educação. Será um ano de desafio e termos de estar ao lado dos profissionais e escolher as pessoas mais preparadas, o melhor material”, afirmou.

Eduardo Canhassi, do Patriota, disse que pretende mudar a forma de escolha das diretoras, fazendo isso por meio de lista tríplice, pelos funcionários das escolas que melhor conhecem, segundo ele, a realidade de cada uma das unidades.

“Na minha gestão vai acabar essa história de apadrinhamento de professoras que são do mesmo grupo que se formaram no Jovino, muitas das quais já se aposentaram, usando esse sistema de apadrinhamento político para poder seguir carreira”, disse Canhassi.

Marco Bueno, da coligação PV/Avante/Progressistas/MDB/PRO, destacou que o titular da pasta da Educação também será escolhido por meio de lista tríplice e as diretoras continuarão sendo selecionadas pelo Executivo. “A escolha da secretária será uma lista tríplice para ocupar a secretaria, o mesmo será feito na coordenação. Diretoras, vamos manter a mesma situação. Serão indicadas pelo prefeito com a participação da pasta da Educação”, afirmou.

Elmir Chedid (DEM/PSC/PTB/PSDB) citou alguns números positivos da educação, como o índice de alfabetização (94%) e parabenizou os profissionais da área pelo trabalho realizado nos últimos anos. O candidato também pretende manter o sistema de escolha das diretoras.

“No sistema de escolha temos de avaliar a capacidade, a vontade de cada um, o conceito, e o respeito pelos seus colegas, profissionais. Estudaremos juntos, mas serão indicadas, sim, como cargo de comissão, porque é um cargo de diretoria, previsto em lei, no estatuto municipal”, concluiu o candidato.

No vídeo abaixo, o debate dos candidatos:



Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.