//ECONOMIA// Serra Negra deveria diversificar atividade, diz Pochmann

Marcio Pochmann: prefeitos vão encontrar em 2021 um país com PIB 10% a 11% menor 


O economista e professor da Unicamp Marcio Pochmann acredita que Serra Negra deverá superar o momento econômico difícil pelo qual passa, embora a vocação turística da cidade seja um fator complicador para a retomada. "O turismo foi um dos setores mais prejudicados pela pandemia no mundo todo", disse em sua participação no programa semanal Serra Negra na Roda, produzido pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari e transmitido na quarta-feira, 14 de outubro.

O fato de Serra Negra ser uma cidade que tem a atividade econômica baseada no setor de serviços, e principalmente no turismo, agravou seus problemas na pandemia, mas Pochmann crê que essa situação de crise é momentânea e pode ser revertida assim que o país voltar à normalidade, com a vacinação contra o covid-19, por exemplo. "O turismo é importante para uma parcela da população", disse.

Ele também afirmou que as características de Serra Negra são bem diferentes das cidades de Minas Gerais que passaram por tragédias ambientais: "Essas não têm alternativas para se recuperar."

Pochmann comentou ainda o fato de Serra Negra ter renda média inferior à das outras cidades da região metropolitana de Campinas, conforme constatou estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), feito a pedido do Sebrae. "Essa região tem cidades de forte base industrial, universidades, e portanto a comparação com Serra Negra é distorcida", afirmou. 

Ele explicou que o turismo tem limitações no que se refere à remuneração de quem trabalha na área. Citou um estudo comparando o rendimento médio da Espanha, Irlanda e Islândia, países com economia fortemente ancorada no setor terciário - Irlanda e Islândia, cujo forte são os serviços financeiros e tecnológicos, pagam salários maiores que a Espanha, que tem o turismo como destaque.

Para Pochmann seria importante que Serra Negra diversificasse a sua economia. "Há várias atividades que podem ser agregadas ao turismo", disse. Mas acredita que essa não é uma tarefa tão simples como parece: "Tem de se considerar a infraestrutura, a proximidade com portos e aeroportos, terrenos...Enfim, é algo bem mais complexo em vista do planejamento do futuro, mas é possível de ser feito."

E lamentou esses estudos não sejam mais frequentes no Brasil: "Me parece que são poucas as cidades que trabalham com a perspectiva de organizar e orientar o seu futuro."

Pochmann acredita que os prefeitos e vereadores que vão tomar posse no próximo ano encontrarão um país cujo nível de produção, o Produto Interno Bruto (PIB), estará entre 10% a 11% abaixo do de 2014. "Se não voltarmos a crescer dificilmente vamos gerar empregos."

Mesmo assim, ele não é pessimista: "O Brasil é um país em construção", disse.

O programa Serra Negra na Roda não será exibido na próxima semana por causa da gravação do debate de candidatos à prefeitura, que será realizado na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari. No dia 28 o convidado será o deputado federal Nilto Tatto (PT), que falará sobre os problemas ambientais do Brasil.

Comentários