//CULTURA// Quer deixar novo o seu livro velho? Siga os conselhos da restauradora



Você tem livros em mau estado de conservação ou não sabe a melhor maneira de guardar uma obra que considera rara? 

Foi para responder a essas dúvidas que a restauradora Vania Machado resolveu promover um bate papo com o público, no qual vai explicar conceitos de preservação de livros e demonstrar como se faz pequenos reparos nos volumes. 

A conversa informal será na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari (Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro), no dia 30 de outubro, sexta-feira, a partir das 16 horas.

Vania, que mora em Serra Negra há cerca de cinco anos, é restauradora e trabalha essencialmente com suporte em papel - livros, documentos, fotos - e também com imagens sacras. 

Já fez várias palestras sobre conservação de livros, a maioria em São Paulo, para centros de memórias de empresas e em escolas, como o liceu Pasteur. Além disso, deu cursos regulares de encadernação de livros.

O objetivo do bate papo é dar ao público uma noção dos critérios de restauração, explicar a diferença entre livro velho e antigo e a importância da conservação dos volumes.

Ela diz que quem for participar do encontro pode levar um livro antigo para que ela analise o que se pode fazer com ele, "como um estudo de caso".

Quem estiver interessado em conversar com a restauradora deve enviar seu nome pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania, no ícone "mensagem" (clique aqui). Isso porque, por causa da pandemia de coronavírus, a capacidade do local está reduzida. 

Comentários